A triste decadência do jornalismo
Há alguns tempos eu venho tentando entender o que está acontecendo com o jornalismo brasileiro e mundial...Eu não sou nenhuma expert no assunto, mas não precisa ter muitos neurônios pra perceber que o jornalismo está cada vez pior e mais sensacionalista! O que é que está acontecendo afinal?
Quer dizer, o cara fica QUATRO anos dentro da faculdade e, quando sai, faz umas reportagens que dão até nojo! Então era melhor nem ter feito faculdade mesmo...
(Só lembrando que não estou me referindo à Rede Bandeirantes ou à equipe de jornalismo responsável pela matéria, apenas ao tipo de reportagem que foi exibida. O mesmo tipo se aplica a todas as emissoras, com raras excessões.)
Era realmente necessário expor esse pobre coitado à nação inteira? E era realmente necessário fazer uma reportagem sobre esse assunto? Quer dizer, que tipo de pessoa gosta de assistir isso? Ia gostar de saber que a tua avó assistiu isso, que ela viu a cirugia da remoção da garrafa do intestino do cara?
Pior de tudo é ter que aguentar certas emissoras exibirem 24h de notícias sobre mortes, roubos, mortes, doenças, mortes, desmoronamentos, mortes, brigas de família, mortes, abandono de crianças, mortes, acidentes fatais, mortes, alagamentos, mortes, sequestro e tortura, mortes, afogamentos e mais mortes. Deveriam mudar o nome da emissora pra "TV Depressão", porque é impossível você fazer do seu dia feliz sintonizando nessa desgraceira toda! É uma verdadeira "indústria da desgraça"!
O que mais me irrita é botar comentarista no meio da coisa toda! Boa parte das emissoras tem e eu acho ridículo! O cara é perito naquilo pra comentar? Ele OUVIU falar sobre o assunto, mas se souber o básico sobre aquilo, é muito! Já ouvi muita asneira sair da boca desses comentaristas, asneira no pior sentido da palavra!
E fico abismada com tamanha falta de senso neste país! Isso tudo é pra ter ibope e a emissora não fechar as portas? Ou, como dizem os adeptos da teoria da conspiração, o jornalismo é manipulado para que você receba as informações do jeito que eles querem que você saiba e não como ela realmente é? Acho que tem problemas mais importantes pra se tratar que não seja um cara que enfiou uma garrafa no cu ânus bumbum! Eu acho que tá na hora do povo saber o que aqueles ladrões de terno fazem em Brasília e esquecer um pouco a Isabela Nardoni! O engraçado é que se a teoria da busca pelo alto ibope estiver certa, na mesma semana em que a Nardoni foi morta, uma outra garotinha da mesma idade, mas em outro lugar, foi sequestrada, levada para o meio do mato, estuprada ainda viva, brutalmente assassinada, estuprada mais uma vez e largada como lixo no meio do nada! Eu não vi essa reportagem em emissora ou jornal famoso algum, mas fiquei sabendo por um jornalzinho simples de outra cidade. Não seria mais interessante a indústria da desgraça usufruir dessa notícia?
Eu não tenho argumentos totalmente concretos, ou seja, eu não li porra livro nenhum ou artigo sobre o jornalismo com ética, mas eu sei que certo ele não está! Não precisa ser inteligente pra saber que o jornalismo é extremamente importante na sociedade, é o meio de comunicação que atinge de uma vez um grande número de pessoas. Mas é preciso ser inteligente pra fazer um jornalismo de qualidade, algo que me mantenha informada sobre o que acontece no meu país e no mundo, de forma simples e concreta, que varie de assuntos e aborde temas interessantes e educativos. Tô pouco me lixando se a mulher melancia ta namorando ou não, ou se nego saiu da Fazenda/BBB! Quero saber como andam as safras do país, pra saber se eu terei que pagar meio quilo de berinjela com o corpo, já que provavelmente o meu salário mal dará pra pagar o preços absurdos de uma péssima safra! Quero saber como anda a situação da política, pra saber quais mudanças serão feitas na legislação e quais direitos serão respeitados! Ou como anda o crescimento das indústrias, pra saber se manterei meu emprego por mais uns anos e se poderei comprar algo por um preço acessível! Quero saber também como anda a situação do dólar, pra poder importar um gadget gringo e deixar a minha casa mais confortável ou fazer aquela viagem internacional tão sonhada!
Então jornalistas, sinto-lhes informar que a minha paciência pra televisão aberta acabou! Leio livros e vejo jornais online, onde escolho as reportagens que quero ler e filtro as informações que são úteis para mim, mas raramente ligo a tv pra assitir o jornal! Porque percebo que cada vez mais o jornalismo de qualidade é para poucos!
0 comentários:
Postar um comentário
**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**