Brasil: lugar de gente [in]feliz!

É comum a gente ver fotos de crianças africanas desnutridas e doentes nos orkuts e facebooks por aí. Famosos fazem diversos shows por ano para angariar fundos pra tentar amenizar a situação dessas pessoas que vivem em condições sub-humanas na Somália, no Quênia, na Etiópia...mas será que essa desgraceira toda só acontece no continente africano? Será que os países mais pobres do mundo só se concentram naquele enorme pedaço de terra embaixo da Europa e Ásia?
As pesquisas revelam que há países tão pobres quanto eles aqui nas américas central e do sul também!

Nunca vi ninguém fazer um show beneficiente pras vítimas da fome nas Guianas Francesas ou da Guatemala, somente no Haiti e ainda porque teve um terremoto devastador, senão também nem iam lembrar dele! No próprio Brasil tem pessoas nas mesmas, leiam de novo, MESMAS condições que as crianças somalianas lá no nordeste! Porque tem um bando de FILHO DA PUTA que eles costumam chamar de "coronéis" que roubam descaradamente dessas pessoas e elas acabam sem assistência à saúde, moradia, saneamento básico, alimentação e, na maioria dos casos, sem água alguma! Conheço uma porrada de nordestino que já estudou, trabalhou comigo e com meus parentes e mora perto de mim que conta essas histórias da seca, da fome, da sede! Essas pessoas juntaram seus trapos e se refugiaram em São Paulo, onde talvez a vida fosse um pouco mais fácil.
"Ah, mas eu fui pro nordeste nas minhas férias passadas e é muito bonito lá! Tem prédios como em São Paulo!" - É, nas capitais e cidades ao redor, principalmente as praianas, é tudo lindo e maravilhoso mesmo! Agora sobe mais um pouquinho e se afasta das praias e rios pra você ver! É um deserto de proporções épicas e a mesma desgraça dos africanos! A vergonha é ainda maior porque o Brasil é um dos maiores e mais ricos países da América Latrina Latina! É o líder mundial em produção agrícula e pecuária e, puta que o pariu, tem gente que morre de fome nesse pais! Difícil de conceber essa idéia né?
Pois bem, uns tempos atrás conheci o trabalho de um fotojornalista que revelou exatamente a dor, o sofrimento, a luta pela sobrevivência que muitas famílas travam todos os dias no sertão brasileiro. O trabalho se chama "Exilados na Fome" e é de autoria de Arnaldo Carvalho. O trabalho recebeu o prêmio Esso de fotografia do ano de 2009. Uma obra-prima que poderia ser mais feliz se o governo não fosse tão corrupto!
Abaixo só uma palhinha do trabalho. Quem quiser ver mais, tem o flickr do cara aqui nesse link.

Brasileiros que se alimentam da luz, já que comida e água não existem por lá...

Esse garotinho mostra sinais claros de desnutrição. Note a pobre estrutura de sua casa.

Esse outro garotinho de 4 anos tem feridas por todo o corpo.

Marta mora em Natuba-PB e chora revoltada com a situação em que vive.

Uma casinha de barro, uma panela de comida e uma família desolada...
A foto mais chocante e também a mais triste. Essa garotinha de 2 anos perdeu a visão dos dois olhos por causa da desnutrição avançada.

E o prato continua vazio...

Não é a África., é o Brasil! A terra da agricultura, a terra do ouro, a terra dos minérios, a terra das águas, a terra das florestas, a terra de gente feliz...e também a terra da fome, a terra da seca, a terra do descaso e da corrupção...Até quando Brasil?

Vale ressaltar que toda a desgraça acontece na região norte, centro-oeste, sudeste e sul do país! (É, no sul também tem gente passando fome e frio!) Infelizmente no nordeste a coisa é mais grave.
No sul e sudeste, embora não seja tão divulgado pelo país, há muitas vítimas da fome e principalmente de algo ainda pior que o calor: o frio! O calor ainda mata aos poucos e um mínimo de água assegura sua sobrevivência por mais um tempo. Já o frio é impiedoso e mata na mesma noite, se você não tiver roupas e cobertas apropriadas. Temperaturas de 10 graus já são o suficiente para causar mortes em massa, principalmente de mendigos e camponeses no interior dos Estados.
Então, meus caros, antes de olhar pros países dos outros vamos cuidar do nosso próprio país! ;)

0 comentários:

Postar um comentário

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**