Prego, prego!

Sim, cá estou eu! A Itália é belíssima e eu algumas coisas não vão bem, mas tranquilo...eu acho...sei lá :/ (problemas pessoais)
Bom, vamos ao que interessa (que é a parte boa):
-o aeroporto - a coisa mais estranha que já vi (e olha que já vi muita coisa na vida...mentira!), pois pra pegar as malas você tem que pegar um trem (isso mesmo, um trem! uááááti??) e aí desce num inferno de corredores até chegar à sala das esteiras. Depois disso, tudo é igual ao Brasil.

-as pessoas - são super educadas, ninguém tromba com você e sempre te dão passagem (mesmo com pressa) e o mesmo se aplica aos carros, onde os motoristas são extremamente conscientes e educados e param só pra você atravessar (e não te xingam!!);
-comida - não sei se é porque to num hotel afastado do centro ou se essa regra se aplica a qualquer restaurante mais simples e comum em Roma, mas o fato é que achei a comida extremamente barata! Pensei que gastaria mais de 30 euros em 2 refeições e bebidas, mas até agora não consegui ultrapassar 20 que inclui 2 refeições + 2 bebidas. Depois recomendarei os restaurantes BBB (bom, bonito e barato). E você come muito bem ainda por cima, os pratos são cheios e às vezes é até difícil detonar todo o prato numa refeição, por isso alguns servem pra 2 pessoas tranquilamente, embora os garçons digam que não! ¬¬ As comidas são bem temperadas e os restaurantes tem panfletos com preços em quadrinhos nas portas, assim você pode saber o que servem ali e quanto custa antes de se decidir se vai entrar ou não. Se tiver sorte, pode até comer na parte de fora, ali na calçada mesmo! Uma dica são os restaurantes orientais, que são sensacionais! (rimei de propósito)
-gelaterias -  tem uma a cada 10m, nunca vi coisa igual! ¬¬ Ô povo pra gostar de sorvete viu! uashasuahs Pior é que são deliciosos e baratos! Um copinho ou casquinha custa cerca de 2 a 4 euros e vem com 2 bolas enormes dos sabores que você escolher. No Brasil tem isso, pelo menos em São Paulo, mas os daqui (Roma) são mais gostosos!
-Centro - são extremamente lotados e estonteantes! Possuem as partes principais e mais visitadas, como a fonte de Trevi, a praça Navona e o Pantheon. Você pode chegar a ele de ônibus ou de metrô ou de taxi, se você for rico. A comida não é muito barata por ali, uma simples água pode chegar a 4 euros fácil e pode não ter fontes de água potável por perto, então fique esperto!
-Ladrões - SIM, tem assaltos na Europa! ¬¬ Ta achando que país de primeiro mundo não tem bandido? Ta e muito enganado! Se duvidar, tem mais que aqui! Então fique atento aos seus pertences! Não deixe bolsas e sacolas sozinhas, nem ande que nem um turista idiota distraído com a câmera fotográfica na mão por todas as ruas que encontrar! Cuidado com os euros também, sempre esconda um pouco em um lugar improvável do ladrão conseguir achar. (menos no cu)
-Transporte - Roma é diferente de São Paulo. Os bilhetes de metrô, ônibus e bonde podem ser comprados em tabacarias (tem uma letra T pra indicar), mas os de metro também podem ser comprados nas bilheterias ou bilheterias automáticas nas estações. Saiba por onde cada linha passa. Eu, como sou meio burrona até pra andar em São Paulo onde moro há 21 anos, sugiro que você use o metrô que é mais fácil, rápido e prático! Tem 2 linhas, a vermelha e a azul. Ambas tem estações que descem ao lado (literalmente) do Coliseu e do Vaticano. (clica no mapinha pra ampliar)
Agora ônibus é foda complicado. Não vendem passagens dentro dele, apenas nas tabacarias. Eu sugiro que pegue um mapa no hotel, pois lá sempre tem as linhas de metrô, ônibus e bonde mais próximas e um mapa detalhado da cidade! Quanto ao metrô: tem vários tipos de bilhetes que podem te ajudar a economizar muito! Tem um pra um dia, outro pra 1 semana, outro pra 1 mês e por aí vai! Ou um de poucas horas. Eu usei o BIG, que me deu 24h de validade e custou apenas 4 euros. As estações são identificadas com um M gigante e uma escada que leva pro subterrâneo (geralmente). A estação Termini é como a Sé em São Paulo: lotada, feia e enorme, mas é o ponto de onde as 2 linhas se cruzam e isso facilita a baldeação que é gratuita (troca de linhas).
-o fuso - o fuso horário é um saco! Pra Roma são 5 horas a mais! Portanto se prepare pra mudar toda a rotina desde que põe o pé dentro do avião, porque quando você quiser dormir, terá que acordar!
Por enquanto é isso. Metade desse post eu escrevi na Itália e a outra metade escrevi no Brasil.
Espero que seja útil a alguém, pois eu não encontrei essas informações na internet (pelo menos não  facilmente).

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...