MadCurioso: Tocha Olímpica

 


 Começaram as olimpíadas hoje. Um dos principais símbolos é a tocha olímpica, mas de onde raios ela veio e qual seu verdadeiro significado?
Conheça toda a história por trás de um dos símbolos mais célebres de todos os tempos!


Os antigos gregos cultuavam o fogo e achavam que o Prometeu havia roubado do Zeus e o deu aos humanos. "-Porra Prometeu!" - disse Zeus

Corre negads!
Os jogos aconteciam em Olímpia e marcavam uma espécie de período de paz entre tantas guerras que os gregos insistiam em travar. Os atletas corriam como se não houvesse amanhã e o vencedor ganhava o direito de ir até o templo, pegar a tocha e correr com ela. Eram chamados de "anunciadores da paz", viajando pela Grécia inteira e declarando "trégua sagrada" a todas as batalhas que estava rolando na bagaça. Isso tudo para que os jogos ocorressem de forma segura, afinal ninguém queria ser surpreendido com uma chuva de lanças e flechas enquanto lançava um disco longe né?.

Hera


Os gregos tinham o costume de acender chamas pelos templos sagrados e no de Hera era acendido uma pira de fogo no altar como um sinal de pureza, razão e paz. Também era visto como uma oferenda a Zeus. O fogo era mantido até o final dos jogos. Porém, por mais de mil anos, os gregos abandonaram os jogos e só em 1800 e meu avô nem era nascido 1896 retomaram os jogos, mas sem a corrida da tocha. Em 1936 a tocha voltou a ser um símbolo e a corrida é realizada até os dias atuais, tornando-se um dos momentos mais marcantes do evento.



Atualmente a coisa funciona da seguinte forma: alguns meses antes de começarem os jogos, a tocha é acesa em Olímpia (berço das olimpíadas e que existe até hoje) e depois começa a viajar até o país anfitrião. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a tocha é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo às 7 chaves até o último momento e geralmente é algum atleta famoso ou alguma celebridade do país anfitrião. Ela corre até a pira e então a acende com o fogo olímpico. Essa chama só se apagará no encerramento dos jogos.

O curioso é que, ao contrário dos antigos gregos, a tocha pode viajar de avião, navio, carro, camelo e até mesmo com a tradicional corrida. Tudo depende da geografia e questões políticas do país e ao redor dele. (ninguém vai querer passar de avião sobre um campo de guerra né?)
Outro fator importante é que os antigos gregos usavam madeira, tecidos e algum combustível para manter a tocha acesa. Hoje em dia há dispositivos modernos que alimentam o fogo com gás ou outro combustível, cujo objetivo é não deixar que a tocha se apague de maneira alguma, nem com vento forte!

Quem quiser dar uma espiada no resumo da cerimônia desse ano, só assistir o vídeo abaixo. Agora quem tiver tempo livre porque é vagabundo paciência, poderá assistir a cerimônia de 2 horas neste link.


Curiosidade: todas as tochas que foram usadas desde 1936, exceto a desse ano (clique para aumentar).


Tocha desse ano:

Obs: Inicialmente este post não fazia parte da seção de curiosidades porque ela ainda não existia. Agora decidimos incluir ele e outros posts a esta seção. Confira todos eles clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**