MadBizarrice Brazuca: Caipora

O personagem da vez é o Caipora. É sempre confundido com o Curupira, afinal ambos tem o mesmo objetivo: proteger a floresta. Mas ele é um pouco diferente do Curupira (vou falar dele por último). Dessa vez a lenda veio dos indígenas brasileiros, provavelmente dos Tupi-Guarani. Os jesuítas o chamavam de Caiçara.



É um pequeno índio, muito ágil, que anda nu ui!, fuma um cachimbo, segura uma vara/lança e adora uma cachaça! Seu corpo é coberto por pêlos (em algumas versões são negros e possui apenas um olho) e ele sempre anda montado em um porco-do-mato (tipo um javali, mas latino americano rs)  O principal objetivo do Caipora é proteger os animais da floresta e ele costuma infernizar qualquer caçador que quebre o acordo de caça que faz com o Caipora ao entrar na floresta (caçar além do necessário, por exemplo). Costuma armar todo tipo de cilada para um caçador que desrespeita o acordo, fazendo barulhos em diferentes partes da floresta, despistando cães farejadores e fazendo os caçadores perderem o rumo. Nas sextas-feiras, nos domingos e dias santos, quando não se deve sair para a caça, é que ele age com fervor! Só há um jeito de driblar tamanha fiscalização sobre a fauna de uma floresta: antes de sair numa noite de quinta-feira para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda no tronco de uma árvore e dizer: "Toma, Caipora, deixa eu ir embora". O Caipora tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permissão. Dizem que se sentir uma rajada de vento na floresta, provavelmente é o Caipora passando por perto, pois ele é muito rápido!

 Acho essa lenda interessante, porque foi uma forma de os próprios índios controlarem a caça nas florestas tanto deles, como dos próprios colonizadores portugueses. Eu suspeito até de que o famoso Blanka do Street Fighter tenha sido inspirado em parte pelo Caipora e em parte pelo Curupira. Ambos tem muitas características em comum.

0 comentários:

Postar um comentário

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**