MadBizarrice: A Capela dos Ossos
Fazia tempo que eu não escrevia aqui né? Pois bem, andava meio sem criatividade e a Neverland anda sem tempo. Mas não abadonamos essa coluna, fiquem tranquilos!
Hoje vou falar de uma das coisas mais bizarras que já vi na minha vida e que tenho o sonho de conhecer um dia: a Capela dos Ossos em Praga.
Também conhecida como "Igreja de Todos os Santos" ou apenas "ossuário de Sedlec", fica debaixo da igreja e cemitério de Todos os Santos em um subúrbio chamado Sedlec, próximo a Praga, na República Tcheca. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que o ossário tenha entre 40mil e 70mil ossos. A grande maioria foi fruto da Peste Negra (que já falamos aqui no blog e você pode ver clicando aqui) que obrigou a expandirem um simples cemitério pra uma capela subterrânea por volta de 1400, mas outros sepultamentos comuns foram realizados ali também porque a cidade era importante por suas minas de prata na época medieval.
Quando os corpos eram exumados, os ossos eram acumulados dentro da própria capela. Reza a lenda que tudo começou com um monge cego, cuja função era exumar os corpos, e resolveu usá-los para decoração também. Em 1870, um artista chamado František Rint foi contratado pela família Schwarzenberg para organizar os ossos na capela e o resultado é toda essa bizarrice: sinos, brasões, lustres, colunas, tudo feito com ossos humanos.
Brasão da família Schwarzenberg. |
O lugar está aberto para visitação e é um dos pontos turísticos mais famosos na Europa. Há outra capela de ossos em Portugal, mas a de Praga é muito mais bizarra! A coisa mais legal que li sobre ela é a inscrição:
“Todos são iguais após a morte, por isso, aqui são usados ossos de ricos e pobres, sem distinção.”
Só lembrando que é uma capela cristã e não algum culto ou ritual satânico.
0 comentários:
Postar um comentário
**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**