Já foi utilizada como prisão, local de tortura, de execução, como estoque de armas, moradia de monarcas e até mesmo como um zoológico. Presenciou a morte de inúmeras personalidades, incluindo Ana Bolena (a segunda esposa do rei Henrique VIII), Guy Fawkes (o dono do rosto da máscara que representa a revolução atualmente e também o cara que tentou explodir o parlamento britânico), o arcebispo de Canterburry Henruy Percy e até mesmo um urso. Atualmente é um museu e guarda as joias da coroa. Esta é a famosa Torre de Londres, mais conhecida como "a torre sangrenta".
|
Guy Fawkes |
|
Ana Bolena |
Com um passado tão negro, relatos de aparições não faltam: Sir Walter Raleigh passeia pelas muralhas; o duque de Monmouth aparece vestido de cavaleiro; Ana Bolena perdeu a cabeça para um espadachim contratado para matá-la e parece que seu fantasma ainda não a encontrou, pois anda sem a cabeça; Guilford, o marido de Jane Grey (morta aos 15 anos depois de seu futuro marido Eduardo VI ter sido morto antes do casamento), chora pelos cantos da torre; Ricardo e Eduardo, dois príncipes herdeiros do trono que foram vistos pela última vez na torre porque foram presos e mortos por seu tio, andam de mãos dadas durante as madrugadas de nevoeiro; uma mulher não identificada e vestindo roupas escuras, como se estivesse sempre de luto, anda pela torre e é chamada de "Dama de luto", porém não é possível enxergar seu rosto; Henrique VI aparece rezando como nos seus últimos segundos de vida, quando foi morto por seu irmão enquanto rezava; Thomas Becket, sentenciado à morte e torturado, aparece sempre que há alguma restauração ou reforma e é famoso por causar acidentes com os operários; Margaret Pole foi sentenciada à morte a mando de seu marido, mas antes disso ela resolveu tentar fugir e foi alcançada pelo carrasco que a encurralou numa parede e a matou a machadadas. Desde então ela aparece em todo aniversário de sua morte; de todos, o fantasma mais célebre da Torre de Londres é um urso que vivia numa espécie de zoológico adaptado para entreter os soberanos da época medieval.
|
Jane Grey prestes a ser decapitada. |
Os primeiros relatos de aparições datam de mais de 800 anos atrás e o primeiro fantasma visto foi o de Thomas Becket cerca de 70 anos depois de sua morte. Outros fantasmas não identificados assombram o local e muitos acreditam que sejam fantasmas de criados, escravos e outros membros da nobreza que também foram torturados e mortos ali. Há quem acredite que alguns fantasmas pertencem a carrascos que ainda procuram por novas vítimas. Quase todos que visitam a torre relatam experiências sobrenaturais.
Uma lenda local diz que quando os corvos deixarem a torre para sempre, o império britânico cairá. É por isso que os corvos são tratados como "reis" e ainda por cima são uma atração turística.
Este post faz parte do especial de dia das bruxas de 2013. Para ver outros posts deste especial, clique aqui.
0 comentários:
**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**