Porque eu não fui na manifestação do dia 15 de março


Antes de começar a me xingar aqui, faça o favor de ter em mente que o texto abaixo é uma opinião minha e que isso significa que não tem que estar de acordo com o que você acha. É por isso mesmo que você DEVE respeitar a minha opinião e não sair me xingando a torto e a direito. O texto é longo porque é um desabafo meu e tem palavras de baixo calão. Se não gostou do tema, favor acessar o seguinte link.

Por que não vou - por Marcelo Rubens Paiva

1. Uma manifestação contra a corrupção é válida. Mas o que se vê? Todas as instituições democráticas estão hoje mobilizadas para investigar escândalos da Petrobras, Siemens e outros. No Congresso, tem uma CPI da Petrobrás. A Justiça Federal prendeu donos de empreiteiras e atravessadores. A Procuradoria Geral indiciou políticos, inclusive presidentes da Câmera e do Senado. A Polícia Federal investiga, com promotores, sem nenhuma pressão. E a ação chegou no STF.
2. Volta dos militares. Sem comentários.
3. Fora Dilma. Acabou de ser reeleita e, pela lei, o impeachment não é possível, já que apenas crimes cometidos durante o mandato levam ao impeachment. No mais, lideranças da oposição, FHC e MARINA SILVA, são contrários.
4. Fora PT. Acabamos de ter eleições. Quem está no Poder está democraticamente lá.
5. Pela reforma política já. Aí, sim, mas qual?
6. Contra o avanço comunista. Aí é piada.
7. Pelo estado laico. Não está na pauta. A manifestação é apoiada pela maioria das igrejas evangélicas.
8. Pela liberdade de expressão. E não temos?

15 de março de 2015. Um dia em que muitos estão tentando fazer com que entre pros livros de história, menos eu. Não sou contra os protestos, até acho excelente que o façam. Também me irrito com as maracutaias do governo, pois muitas são difíceis de engolir. Então olho pra TV e a Globo exibe  a todo instante os protestos. O Globo News o mesmo. Na internet tem até transmissão ao vivo. No Facebook vem notícia nova a cada 5 minutos ou menos. Ainda bem que não tenho Twitter, porque acho que a situação não está melhor por lá também.

Enquanto isso o povo grita por Impeachment, outros gritam por reforma política e tem até os que gritam por intervenção militar nas ruas. Impeachment? Pra botar o Michel Temer no lugar da Dilma? E o que aquele cara fará de diferente no governo? Se ele sair, entra o Eduardo Cunha e se este sair, entra o Renan Calheiros. Um é pior do que o outro. Para a sorte da nação, o Renan Calheiros é quem deve decidir sobre o impeachment e sinceramente acho improvável que aconteça. Já ouvi gente dizer que pra botar impeachment tem uma lista de “burocracias” a se cumprir e que a Dilma não preenche os requisitos dela, ou seja, impeachment na Dilma seria ilegal. Não sei se é verdade e gostaria muito de saber mais sobre isso, mas infelizmente meus poucos contatos que são da área de direito não tem muito conhecimento dessa parte de administração pública. Se você é da área e sabe, favor explicar nos comentários.
.
Um amigo me fez a seguinte observação: “Ora, mas o Collor recebeu um. Por que a Dilma não mereceria?” – e a minha resposta é clara: o Collor literalmente FODEU com a nação. O cara bloqueou as contas bancárias de ricos e pobres, roubou uma parcela dessa grana e ainda por cima arregaçou com a economia. Conheço gente que fala até hoje que se o visse andando na rua não pensaria 2x antes de meter um machado no meio da testa dele. Meu pai perdeu um amigo porque as dívidas e a falência o atormentaram por anos após a burrada do Sr. Collor até um ponto em que se tornou inviável respirar. Sim, ele se suicidou. E quantos não fizeram o mesmo? Não é difícil ouvir uma história igual por aí. Collor mereceu o impeachment e merecia mais, muito mais! A ex-esposa dele se mandou pra outro país porque sabia que seria linchada aqui, mas ele, vejam só senhoras e senhores, é SENADOR atualmente. É, o cara que FODEU com a nação é SENADOR! Você sabe o que faz um senador? Você tem ideia de importância de um senador? Se sabe, considere-se uma pessoa RARA e se não sabe, meu amigo (a), é melhor aprender logo!

E a Dilma, o que ela fez? Omitiu uma roubalheira que nem sequer foi orquestrada por ela? Está envolvida em algum esquema de corrupção? Tomou posse de um país que já estava literalmente destruído por partidos e péssimos líderes anteriores? Ou seja, décadas e mais décadas de liderança que não vale nem meio centavo arregaçaram com este país e ela é a única culpada disso tudo? Não estou defendendo ela, mas dar impeachment é burrice! Vocês a tiram e deixam os ministros e senadores que roubam intocados, principalmente o Sr. Collor. E aí? Que que se faz a respeito desse pessoal? Eduardo Cunha roubou muito da Petrobrás. E aí? Cadê a manifestação pra enfiar no rabo desse cara? Cadê nego gritando que o Eduardo Cunha é um filho da puta? Ãhn? Não ouviu né? Nem eu.


Intervenção militar eu prefiro nem comentar, porque só a ideia prova que a pessoa não tem o mínimo de bom senso e um QI inferior ao de uma galinha. Quem quer saber porque sou contra que leia o livro “Brasil: nunca mais”. Favor dar ênfase nas páginas de 34 a 50. Talvez também seja interessante você ler sobre a “Santa Inquisição” e entender que sob tortura qualquer um confessa até crime que nunca cometeu. E sobre querer transformar o país numa Bolívia 2...sinceramente, meus pêsames se você pensa assim.


Mas o que mais me assusta nisso tudo é o fato da Globo estar televisionando tudo. Por que os grandões querem a Dilma fora agora? Pra que botar lenha nessa fogueira? Eles manipulam a nação, isso não é nenhuma novidade. Mas agora, de repente, são bonzinhos e querem ajudar o povo. Ajudar? Tem coisa errada aí. Desde quando uma das maiores corporações do mundo quer ajudar alguém? Já assistiu “Muito além do cidadão Kane”? Pois é, é impossível acreditar que a Globo&Cia  não esteja armando por trás de tudo isso (digo Cia porque tem outras empresas e pessoas ligadas à rede Globo que são tão ou mais corruptas que os donos dessa emissorazinha nojenta). Isso me mete muito, mas muito medo! Tem amigo meu dizendo que eu to louca, que to com “mal de conspiração” e que a revolta popular é lícita. É lícita mesmo, mas tem o apoio de quem não deveria e com certeza algum interesse obscuro. Nem vou entrar no mérito sobre o interesse de outras emissoras.

Outra coisa que vem me incomodando é o ódio. Não é difícil ver o ódio nos olhos do povo. No Facebook pipocam postagens de puro ódio contra a presidente, que aliás é chefe de Estado e que nós TEMOS O DEVER de respeitá-la SIM. Não interessa se merece ou não, chefe de Estado tem que ser respeitado e você pode ser preso se xingar a presidente, sabia? É desacato. Sugiro que aprenda também o que um chefe de Estado faz e porque ele é tão importante pra República. Mas voltando ao assunto, o povo anda tão bombardeado por coisas desse tipo que está literalmente desnorteado. Não sabe pra onde vai e também parece não querer saber, só vai, como vacas que andam em fila direto pro abatedouro. Agem por impulso. Dez batem nas panelas, dez buzinam em seus carros, dez gritam e os milhões restantes imitam. Desses milhões, quantos estão atentos ao que realmente acontece? Quantos sabem sobre a história? Quantos deles sabem o que faz um deputado federal?  Eles estão até hoje esperando que o Tiririca conte. E outra: a maioria das pessoas que vi protestar são as mesmas que compartilham sobre o auxílio reclusão que é uma mentira das mais deslavadas da internet. Já foi provado um zilhão de vezes que aquela merda funciona de forma diferente, mas tem gente que enxerga, que aprende o certo, que compartilha a verdade? Pff! É mais fácil culpar a Dilma, o Lula, o Papa, o Gengis Khan, a Eva! E qualquer um que for contra a opinião deles é tachado de "PTralha". Essa é pra rir, francamente . Como se o PT fosse o único partido que não presta neste país.

Na cabeça dessa gente insana e odiosa, é como se o país fosse igual à Suécia antes do PT chegar ao poder. Não havia corrupção, pobreza, crime, violência... A saúde, a educação e o transporte públicos eram uma maravilha e assim por diante.

E o problema disso tudo é que se torna impossível tentar dialogar ou debater ideias com gente que sente ÓDIO IRRACIONAL por aquilo que você defende ou representa. 

É inútil e muito desgastante, pois pessoas movidas por ódio irracional não sabem dialogar, muito menos estão abertas à novas ideias ou ao contraditório.   - O amor vai vencer o ódio. Sempre! por André Lux

Tenho a impressão de que a muitos é confortável apontar o dedo e culpar aquele que dá a cara pra bater (no nosso caso a Presidente), mas a realidade é bem mais dolorida. A corrupção está dentro de cada um de nós. O poder corrompe o homem. Não precisa de estudo científico pra saber disso. Até você seria corrompido se tivesse nas mãos o poder de mexer no BACEN (Banco Central). Não adianta negar porque é assim que as coisas funcionam. Claro que há uns raros que entendem o real intuito das manifestações, que julgam necessário ir às ruas e gritar por um governo melhor sem as palhaçadas e pancadarias, mas são poucos. Ninguém parece pensar muito, ninguém reflete, só julgam logo o que vêem na TV, nos jornais e na internet, criam um ódio interno como uma bola de neve e depois agem de repente. É a receita pra merda acontecer.

Tem gente chamando de revolução francesa 2.0. Sinceramente eu acho que está bem longe disso, afinal você tem o seu carro, a sua casa, o seu emprego e na França eles não tinham nem o que comer. Era uma revolta que justificou não só a queda da Bastilha, mas também a decapitação da família real inteira. Mas decapitar a Dilma? Ora, por favor! Que decapitem o Maluf então! Ele sozinho roubou muito mais que a Dilma com toda a certeza do universo. Cadê o impeachment dele? Cadê o povo xingando o partido dele? Votaram umas 500 vezes pra ele ser prefeito de São Paulo, mesmo sabendo da roubalheira toda em que estava envolvido. E o maldito conseguiu não só ser prefeito de uma das cidades mais importantes do continente mais de uma vez, como também foi eleito como deputado FEDERAL! Tiririca, pelo amor de Deus, fala logo pra esse povo o que um deputado federal faz porque estão colocando qualquer um lá dentro! E eu nem vou entrar no assunto sobre o Sr. Sarney, que o tanto que aquele cara roubou e fez de falcatrua...

Então eu te pergunto: a quem realmente interessa sangrar a Dilma? Não sejam inocentes, por favor. Nós podemos estar à beira de um abismo muito mais tenebroso do que foi o do golpe militar de 64. Só basta uma fagulhazinha pra bomba estourar e olha que eu estou sendo otimista.


Eu, sabendo um pouco de história, observo tudo de longe. Me arrepio em ver meus amigos gritando por um país melhor da forma errada e rezo pra que esse caldeirão não ferva mais ainda, que o próprio governo dê um jeito e melhore algumas coisas. Não vai melhorar tudo, nunca conseguiriá, há 500 anos nós somos roubados, mas pode melhorar nas áreas mais críticas. Talvez se tivessem investido bastante em educação o povo entenderia que impeachment e intervenção militar são desnecessários, mas não, preferem dormir ou jogar baralho nas aulas de história e depois de formados vem gritar pra decapitar a Dilma sem nem saber falar a palavra “impeachment” da forma correta, aliás, sem nem saber o que um deputado federal, um senador, um ministro ou um simples vereador faz. Entretanto agora vejo no Facebook pipocarem fotos de gente no protesto, assim como postam fotos de jantares, festas, passeios e viagens. Parece que esperam poder dizer as netos que participaram das manifestações, que estavam lá, que "ajudaram" a mudar o país. Manifestar 1 dia na rua e 364 na internet não vai mover o país pra lugar algum. Lembram da "Revolução de 13"? O movimento "Passe Livre" manteve as manifestações por semanas até que o governo paulistano finalmente cedeu e reduziu os 20 centavos da passagem. Sim, semanas de protestos contínuos até que o prefeito ficou de saco cheio, mas 1 domingo não vai encher o saco da Dilma que deve estar tomando um chazinho e vendo Faustão no sofá de casa. E os professores e caminhoneiros que estão a mais de um mês em greve por melhores condições de trabalho? Que repercussão esses caras tiveram? Nenhum governante se mexeu pra atendê-los. Querem ser intitulados de heróis? Heróis foram os de 1932 que peitaram o exército sozinhos, que morreram por uma causa nobre e que cuja mesma causa beneficiou o país inteiro. Vocês peitam quem? Com qual propósito? E qual é o real interesse de vocês afinal?


Enquanto eles gritam nas ruas e no Facebook, na câmara roda o processo sobre a cura gay e o fim pelo direito de união civil estável de casais gays, sem contar as medidas provisórias pra aumentar salário de parlamentar e conceder privilégios a eles. Vê as prioridades do governo? Parece que nenhuma delas remete à educação, transporte, saúde ou segurança por exemplo. Mexem com quem ta quieto e botam a culpa num Deus que tenho certeza de que não é o mesmo que acredito. Cadê o impeachment? Cadê os protestos? Cadê a memória do povo pra isso? Memória curta e gente desinformada é o que não falta, gente aliás que votou num palhaço cuja escolaridade se resume em “saber ler e escrever” pra deputado FEDERAL. Sem contar que também votam em cantores e subcelebridades como Netinho, Frank Aguiar, Clodovil e Celso Russomano. Depois reclamam de quem vota na Dilma e tentam dar uma de moralistas...tsc tsc! Como se o Aécio fosse a salvação do universo. Pergunta pra qualquer mineiro o quão "incrível" ele foi quando era governador de Minas Gerais. E esqueceram que o nome dele ta na Lava Jato? Ele só mandou omitir, mas ta lá! Sem contar o helicóptero de cocaína né? Enfim, o cara é farinha do mesmo saco que a cambada que está no governo atualmente!

Não seja você um deles também. Pense, amigo (a), pense muito e proteste da forma certa. A reforma política, dentre todas as outras opções supracitadas, é talvez a melhor forma de melhorar um pouco o nosso sistema e fazer do Brasil um país mais suportável pra se viver. Nenhum país é perfeito e se te disseram isso, é porque a pessoa não mora nele por tempo suficiente. Se eu acho que essa pressão popular vai dar em alguma coisa? Pouco provável. Amanhã começa a nova novela, depois vem um ou outro reality show, um filme novo no cinema, uma nova guerra no Oriente Médio e o povo esquece como em 2013. Todo mundo adapta as finanças pra conseguir pagar o aumento abusivo na conta de luz e ta tudo certo. Daqui a 4 anos nós veremos uma nova encrenca, novos loucos urrando pelos militares nas ruas e esses, meu amigo (a), serão os primeiros a irem pro pau de arara porque militar não tem paciência pra gente que enche o saco. Nunca o governo irá satisfazer essa galera, nunca. E o Brasil também não vai virar nunca a Suécia. Aceite isso e seja feliz.
.
Resumindo a situação:
Impeachment = tira a raposa pra botar o rato
Intervenção militar = tira a raposa pra botar a alcateia inteira de lobos no lugar
Reforma política = tira a raposa, põe um rato que finge que tudo vai dar certo e depois de 10 anos a gente descobre porque o queijo acabou no Brasil

Que tal uma leitura "barata" e bem legal pra se informar sobre a ditadura?
Recomendo fortemente o livro "Brasil: nunca mais" que relata toda a tortura e história da ditadura militar de 1964 em detalhes. É um livro essencial pra qualquer biblioteca. Outra leitura legal é a coletânea de 4 livros sobre a ditadura escrita por Élio Gaspari. Não é uma super leitura, mas dá pra esclarecer muita coisa.
Brasil: nunca mais (Saraiva - 70 reais)
A ditadura Militar - coletânea (Submarino - 35,91 reais)
 .
ATUALIZAÇÃO 17/03:
Sobre o impeachment - quer saber como o impeachment funciona na íntegra? Confira a legislação completa aqui.
Sobre a intervenção militar - é contra a lei pedir por intervenção militar. Você pode conferir isso no parágrafo XLIV do artigo 5º da Constituição Brasileira que está disponível no Portal do Senado brasileiro aqui.
Sabendo que impeachment não pode se aplicar à Dilma e que intervenção militar é crime, faça a escolha certa na hora de protestar.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

4 comentários:

  1. Bom dia, Liuka.
    Achei muito interessante suas colocações e concordo com boa parte do exposto acima. Só gostaria de entender sua visão sobre as medidas que poderiam atenuar ou ''resolver'' o problema atual.
    Att, Jonatas Leite Pontes, curioso de plantão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonatas! Bem, talvez a melhor opção pra ajudar o país fosse uma reforma política. Agora sendo realista, acho pouco provável que ela irá acontecer de forma efetiva, pois é óbvio que eles não vão tirar os corruptos dos cargos, já que existe uma grande máfia por trás de tudo. Não sou especialista no assunto e só tento me informar com fontes diferentes, mas seria bom se o próprio povo brasileiro começasse a mudar algumas atitudes. Roubar, enganar, trair, subornar poderiam ser coisas pouco praticadas aqui. O governo é um reflexo do povo. Porque a coisa começa de baixo, entende? Você hoje é um cidadão comum, mas amanhã poderá ser o prefeito e daí poderá visar depois cargos mais importantes em órgãos como o senado e os ministérios (que na verdade são os caras que administram esse país). Se não foi um bom cidadão, então será um prefeito ruim, um senador terrível e um péssimo ministro. Acho que esse tipo de mudança na cultura seria um bom começo pra que o Brasil se torne algo melhor. Com um povo aprendendo a ser honesto e tendo uma base de informações mais confiável e concreta, o Brasil mudará aos poucos. Parece utópico, mas não é algo impossível de acontecer. Nunca chegaremos ao "nível Suécia" e demorará bastante pra que tudo se acerte, mas a mudança terá que começar em algum momento. Resumindo: a cultura desse país precisa mudar e a ignorância precisa acabar. O resto se acertará sozinho depois, quase como uma consequência. Hoje o cara que busca grandeza de forma honesta tem que sair do Brasil, mas com a mudança ele pode ser incentivado a buscá-la aqui e o país só terá a ganhar com isso. Me estendi um pouco, mas espero que tenha entendido esse ponto de vista. Fique à vontade para debater e questionar qualquer coisa. ;)

      Excluir
  2. Falou tudo!!! Incrível, de verdade, te parabenizo por esse post, pois disse exatamente o que sempre digo aos meus colegas cabeças-ocas que dizem essas asneiras! Outra dica de um livro barato que você poderia citar, seriam OS LIVROS DE HISTÓRIA das escolas públicas que esses engraçadinhos aí nas ruas usaram para COLAR em suas provas. É só pegar um da oitava série e ler. Alguns tem muita qualidade, posso afirmar, e o mais surpreendente que acho que eles não sabiam, ele ensina sobre Cuba, sobre a Revolução Francesa e até sobre a Russa se precisarem :OOO.
    Sem essa! Esses idiotas se fazem de vítima as se usassem o google pra outra coisa ao invés de pesquisar pornografia ou resultado de jogo iriam ver a merda que fazem sem perceber! Estive num debate com alguns conhecidos e achei estonteante quando citaram o Bolsa Família como uma das coisas ruins que a Dilma criou, dizendo que prejudicava a educação. Me segurei para não rir tentando levar o debate a sério, visto que o mesmo foi feito no governo FHC especialmente PARA a educação. Se essas pessoas tivessem a decência de ir na WIKIPÉDIA um site grátis e de conhecimento de todos, para ver como funciona PELO MENOS NOSSO SISTEMA DE GOVERNO, veriam que a "presidenta" não é responsável por tudo. Me peguei num debate familiar esses dias dando aula para alguns tios meus sobre como funciona o governo. Um dizia que a presidenta deveria fiscalizar o bolsa família ignorando totalmente o fato que para isso seria necessário a cooperação de cada estado e seu governador, senão de cada CIDADE! Sei que falei demais mas é que realmente esse assunto é muito interessante pra mim, e como último exemplo (e para mim, o mais absurdo) são as pessoas colocarem a culpa NA DILMA pela falta de água em São Paulo... Nem digo o porquê disso ser pura idiotice. O pior é que se você tenta dialogar te chamam de petralha e perguntam quanto você ganha do bolsa família xD .Nem petista sou, muito menos petralha, prefiro me ver como um defensor da verdade, pois procuro por ela antes de a defender, e, se me provarem que estou errado, por a+b, eu mudo de ideia, numa busca constante pela verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, só pelo Collor ter voltado a ocupar um cargo super importante no governo, eu já sei que o país está indo pra um buraco muito fundo. Para essa gente o que sai na Veja, no Jornal Nacional e na timeline do Facebook é lei! O pior é que eu vi amigos meus que são ADVOGADOS gritarem por impeachment e intervenção militar. Pelo jeito esses caras não sabem nada sobre leis, né? Mas parece que quanto mais a pessoa discorda de você, menos ela tem conhecimento do assunto. Bom, no final das contas somos 2 que buscam a verdade e que não se prendem às falácias que espalham por aí.

      Excluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...