MadBizarrice - Especial de Dia das Bruxas: BRINCADEIRA DO COPO
Quem já conhece o blog há algum tempo ou xeretou as nossas postagens provavelmente já se deparou com o termo “necromancia” que está na coluna de Bizarrices. Nada mais é do que a comunicação com os mortos. A brincadeira com o copo é na verdade um tipo de necromancia.
É uma lenda popularmente conhecida no Ocidente, também é famosa e muito temida até hoje, principalmente por causa da facilidade em fazer o jogo. Provavelmente foi outra lenda exportada para o Brasil e, como aqui a espiritualidade é levada muito a sério, essa lenda teve um alto impacto nas pessoas.
O que é a brincadeira do copo?
Não, você não vai tomar nenhum shot de tequila aqui. Originária do século XIX, quando os vitorianos começaram a se meter com espíritos e utilizavam toda uma parafernália para conseguir qualquer prova de que o mundo dos mortos existia e era acessível pelos vivos também Segundo alguns relatos, nesta mesma época nos Estados Unidos, uma família desenvolveu um método de batidas para se comunicar com os mortos, de forma que uma batida significava A, duas o B, três o C e assim por diante. Espero que nenhuma Zélia tenha tentado se comunicar naquela época, pois haja batida pra chegar no Z!
Enfim, depois inventaram algumas bases com lápis para que pudessem deslizar a la “Chico Xavier” e trazer mensagens do além transcritas numa folha de papel logo abaixo. O problema é que ninguém entendia os garranchos.
Por fim criaram um tabuleiro com todas as letras do alfabeto, números, “sim”, “não” e saudações como “boa noite”.
No ano de 1898, Charles Kennard, William Fuld e sócios patentearam o tabuleiro Ouija. Você com toda a certeza já viu um desses em algum filme de terror. Seja como for, o tabuleiro Ouija se tornou uma febre pelo mundo até que vieram os filmes americanos da década de 70 e os pais começaram a obrigar seus filhos a jogá-los no lixo com medo de que eles se comunicassem com mortos não muito amigáveis, principalmente demônios. A brincadeira do copo é apenas uma variação mais caseira do tabuleiro Ouija e que está acessível a qualquer um.
Monte o seu tabuleiro
Como sempre, a humanidade de uma forma ou de outra acaba arranjando meios de conseguir forjar e fazer suas gambiarras, portanto a ausência de um legítimo tabuleiro Ouija não significa que você não possa fazer um para se comunicar com os seus próprios espíritos. Basta uma folha, canetas e um copo (ou algo que deslize com certa facilidade e te permita ver o caractere escolhido). Escreva na folha o alfabeto todo, números de 0 a 9, um “sim” e um “não”. Pode acrescentar saudações ou um simples "não posso responder" também. Fica a seu critério.
Pode ser em forma circular, se achar conveniente... |
...ou da forma tradicional. |
Caso você não tenha muita paciência, pode apelar pra jogos simples com canetas e compasso ou até imprimir um tabuleiro. O famoso e mais atual “Charlie Charlie” é um exemplo onde é necessário apenas 2 canetas e uma folha dividida em quatro com dois “sim” e dois “não”.
Mais simples do que isso só você morrendo pra ir falar pessoalmente com os mortos.
Instruções
Feito o tabuleiro, junte seus amigos (ou não, afinal você pode fazer sozinho também) e prepare-se. Todos devem colocar as 2 mãos sobre o copo virado pra baixo, que inicialmente deve estar no centro do tabuleiro, longe de qualquer caractere ou resposta. Comecem a fazer perguntas do tipo “tem alguém conosco?” ou “qual é o seu nome?” e espere o copo mexer para te dar a resposta. Depois é só fazer praticamente uma “santa inquisição” com o espírito e ver o que é possível arrancar de informações sobre ele.
Alguns recomendam até que você crie um ambiente todo especial com velas espalhadas pelo cômodo (não vai me botar fogo na casa hein!). Também não se esqueça de que o espírito não é um oráculo, então ele não pode prever o futuro. Seja objetivo, nada de perguntas que exijam respostas longas.
Precauções
Copos estourando em estilhaços pra todo lado é um exemplo de consequência física, mas tem gente que alerta mais pras consequências psicológicas e espirituais. Há quem diga que somente os espíritos ruins ou zombeteiros respondem. Acreditam também que a brincadeira pode abrir “portais” para que estes espíritos vingativos e malvados venham à Terra para atazanar os outros, principalmente os participantes do jogo. Suas respostas também podem não ser confiáveis, de forma que eles tentam te manipular pra conseguir que você os liberte. Caso um deles seja libertado, há grandes chances dele te “possuir” e te levar à insanidade, sofrimento e interrompendo o seu destino de forma muito cruel.
Também pode te deixar vulnerável à possessão por demônios. Evite pedir sinais físicos como batidas e toques em algum participante porque isso teoricamente irrita os espíritos e você não vai querer ter um destes furioso por perto. Nunca faça o jogo enquanto está bêbado ou drogado. Você deve realizar apenas sóbrio e de bem com a vida, pois qualquer alteração no seu estado de espírito pode te tornar frágil e isso é um belo de um atrativo pra espíritos ruins. Por fim, é altamente recomendado que não se brinque com isso. Bom, pelo menos é isso o que os espíritas dizem. Se mesmo assim você quer brincar, fica por sua conta e risco.
Senhoras e senhores, a lenda
Bem, agora que você conhece a brincadeira e suas consequências, ficará mais fácil de entender porque a lenda é bizarra. Ao que tudo indica, um grupo de amigos decidiu bater um papo com os mortos através da brincadeira com o copo durante uma festa. Acontece que um deles, cético, resolveu perguntar se alguém iria morrer recentemente. Claro que ele fez isso só pra sacanear seus amigos e apavorá-los. De repente o copo se moveu para o “sim” e depois se estilhaçou.
Tempos depois, o cético acabou morrendo num terrível acidente de carro. A suspeita é de que ele tenha irritado o espírito e este tenha se vingado para lhe dar uma lição.
No Brasil tem o tabuleiro Ouija?
Não, mas a Estrela chegou a lançar um tabuleiro disfarçado chamado “Converse com o seu anjo”. Entretanto, este tabuleiro só tinha as letras do alfabeto e um compasso com asinhas de anjo para te levar até as letras. Aparentemente um livro com instruções de como benzer a casa também vinha incluso.
De qualquer forma a Estrela tirou de circulação, principalmente depois que Hollywood demonizou a brincadeira com o filme “O Exorcista”, onde curiosamente a história toda começou quando a garotinha brincou com um tabuleiro Ouija. Outro filme que também mostra como é perigoso é o Atividade Paranormal, onde o demônio é liberado na casa depois que o marido brinca com o jogo pra tentar descobrir quem está por trás das assombrações da casa. Claro que hoje com a internet é fácil você importar um tabuleiro oficial do Ouija ou conseguir uma cópia do antigo jogo da Estrela.
Ceticismo
Eu particularmente não acredito que isso funcione, até porque não tem como garantir que um dos seus amigos não esteja empurrando o copo (eu mesma empurraria só pra sacanear a galera!hehehehe Sou dessas!). Além do mais, a nossa mente tem a mania de nos enganar. Isso significa que se você fizer sozinho e der algum resultado, haverá grandes chances de que você tenha sido sacaneado pela sua própria mente. É, acontece e é cientificamente comprovado de que a mente tem esse poder. Se você não acredita, apenas leia sobre o efeito “ideomotor”.
Esse fascínio da humanidade em saber o que acontece depois da morte não é novo e por isso buscamos meios ao longo de tantos milênios para finalmente compreendermos melhor esse mundo invisível aos nossos olhos que é o mundo dos mortos. O jogo do copo é só mais uma tentativa frustrada, na minha opinião é claro, de conseguir arrancar uma prova de que o submundo existe. No final das contas, num país como o Brasil onde rituais religiosos são bem comuns e frequentes graças às nossas raízes indígenas, africanas e europeias, o jogo do copo parece ser uma prática viável e totalmente legítima que merece extrema precaução por parte dos praticantes, já que envolve uma prática obscura como a necromancia, mas que na verdade não traz resultados conclusivos e realmente concretos.
E aí, tem coragem de brincar?
Saiba mais:
Necromancia
Efeito Ideomotor
Este post faz parte do especial de dia das bruxas de 2015 - LENDAS URBANAS. Para ver outros posts deste especial clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário
**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**