MadBizarrice Brazuca: Boitatá


Esse é praticamente o dragão brasileiro! Estou falando do Boitatá (boi = cobra / tata = fogo)! No Nordeste do Brasil é chamado de "Cumadre Fulôzinha". Para os índios ele é "Mbaê-Tata", ou Cobra de Fogo, e mora no fundo dos rios.




É, na verdade, uma espécie de cobra que sobreviveu ao dilúvio dentro de um buraco (é, o dilúvio de Noé). Quando saiu, estava faminta e quase cega. Começou então a atacar os animais que conseguiram voltar para a terra e comia seus olhos. Comeu tantos olhos, que começou a ficar luminosa com a luz de inúmeros olhos que tinha engolido. As pessoas começaram a ficar com medo de terem seus olhos arrancados pelo monstro também, mas antes que isso pudesse acontecer, o Boitatá começou a ficar fraco, pois olhos não sustentavam e um dia ele morreu. ai que burro dá zero pra ele Com a morte dele, o sol pode finalmente aparecer e tanto as pessoas, como os animais ficaram mais tranquilos. Ainda sim, como castigo, ele pode aparecer e tem que zelar para que nada de ruim aconteça aos campos e florestas. se lascou hehehehe Possui gigantescos olhos de fogo que podem enxergar tudo à noite e quase nada de dia. Se alguém encarar esses olhos por um certo tempo pode ficar cego, louco ou até mesmo pode morrer! Chamas azuis cobrem seu corpo e queimam qualquer um que se aproxime, mas não queima nada da floresta. À vezes aparece como uma cobra de olhos de fogo, às vezes aparece como um facho cintilante de fogo que corre de um lado para o outro na mata. Dizem ainda que ele é o espírito de gente ruim ou almas penadas, e por onde passa, vai tocando fogo nos campos. Outros dizem que ele protege as matas de incêndios e que pode se transformar em uma tora em brasa para queimar e punir alguém que tenha botado fogo na floresta.(um tanto radical, não?)

-"Santo Tupi, que porra é essa?"

Essa lenda surgiu mesmo porque há um fenômeno chamado fogo-fátuo, ou seja, gases inflamáveis emanam dos pântanos, sepulturas e carcaças de grandes animais mortos, entram em combustão através de um processo químico e que, visto de longe, parecem grandes tochas em movimento. Provavelmente os índios viam isso e começaram a achar que era uma cobra de fogo que perambulava pela floresta.

0 comentários:

Postar um comentário

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**