MadBizarrice Brazuca: Cuca


Essa é de longe uma das mais bizarras criaturas que temos em nosso folclore também. Vamos falar da Cuca hoje. É uma lenda que existe no país inteiro também e que ganhou mais atenção depois que foi parar em uma das obras de Monteiro Lobato. (é, ele falou do Saci e da Cuca também) É uma espécie de bicho-papão brasileiro. Provavelmente foi trazida por portugueses e espanhóis para o país, mas lá era chamada de Coca e era um dragão que havia sido morto por um santo. Aqui ela sofreu várias alterações, principalmente pelos escravos africanos, e seu nome em Tupi-Guarani quer dizer engolir de uma vez só.



A Cuca é uma velha de cabelos compridos e desarrumados (como uma bruxa), com cabeça de jacaré (o jacaré é um animal parecido com o crocodilo, mas bem menor e igualmente agressivo), com unhas compridas e que possui uma voz assustadora. Em algumas versões é corcunda e tem cabelos loiros. Ela aparece no meio da noite e pega crianças que são mal educadas e que não querem dormir. Coloca-as num saco e sai sem deixar vestígios. Não se sabe o que ela faz com as crianças, mas provavelmente viram seu jantar.


É um dos personagens mais famosos também, inclusive ganhou uma canção de ninar (isso mesmo, cantam isso pra criançada domir!uashasuahs eu ficaria é assustada e não com sono):

Nana neném, que a Cuca vem pegar
Papai foi pra roça
E a mamãe foi trabalhar.

0 comentários:

Postar um comentário

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**