Uma pequena análise do kit gay do MEC

Há uns tempos atrás o governo brasileiro decidiu se mexer e resolver educar os brasileiros a aceitarem melhor a homossexualidade e, para melhores resultados, as crianças foram o foco principal. Todos nós gays pensamos "legal, até que enfim!". Oh, doce sonho... Depois de tanta expectativa de uma campanha que supostamente seria o ponto final no preconceito, a decepção veio à cavalo tão logo essa campanha caiu nas mãos da presidente da república Dilma R. para a votação e aceitação para começar a ser utilizada. O famoso "kit gay" do MEC foi um fiasco total e foi proibido de ser lançado nas escolas, embora já tivesse sido distribuído para todo o território nacional (estava aguardando ser liberado para as escolas nas prefeituras). É evidente que se não fosse a pressão popular, esse kit teria sido liberado sem problemas, mas a Dilma acabou suspendendo seu uso. Muita gente na época ficou puta da vida, achou uma falta de respeito, ignorância dos políticos e principalmente um retrocesso na legislação. Outros, porém, entenderam que se foi barrado é porque tinha algo de muito errado e que não seria bom para as nossas crianças terem contato com um material daquele tipo. Sinceramente? Eu fiquei com a segunda opção. É isso mesmo, eu entendi que se barraram é porque teve motivo. Veja bem, os mesmos que barraram o kit gay também legalizaram o casamento gay, então isso já é uma prova mais do que contundente de que preconceito mesmo não é o problema.

Desde então tem surgido cópias no Youtube dos vídeos que compunham essa campanha nacional. Parte das cartilhas também foram jogadas na internet e todos hoje podem ter acesso a elas. Eu sinceramente fiquei um tanto chocada com o material. Decidi comentar sobre uma parte dele, justamente a que está dando o bafafá todo.

Antes que me martirizem aqui, quero deixar claro que esta é a minha opinião. Não tem que necessariamente coincidir com a sua, portanto seja sensato ao comentar este post por favor.

Primeiro de tudo, gostaria de esclarecer que há dois tipos de defesa dos gays: a homossexista e a homossexual. O homossexista é radical, extremista e na maioria das vezes imprudente. Ele simplesmente exige que seja respeitado e aceito, anda de mãos dadas na rua e faz questão de chocar as pessoas, se expõe o tempo todo e faz questão de que todos saibam que é gay, dá aqueles beijos homéricos no meio da rua, enfim...é o famoso idiota. Justamente o que mancha todo o nome do homossexualismo. Um homossexual é o cara que é gay, mas mantém a discrição. Ele luta pelos direitos, mas dança conforme a música, digamos, pois não exige nada e tampouco vandaliza a coisa toda porque leva um NÃO na cara. Ele simplesmente luta pelos seus direitos nos termos da lei, argumenta e valoriza o ser humano, a família e principalmente a sua (e de outras pessoas também) religião. Vive tranquilamente e muitas vezes as pessoas à sua volta nem imaginam que ele seja homossexual.

É com essa definição que afirmo uma coisa: o kit gay foi feito por homossexistas. É só assistir um dos vídeos e você entenderá o por que. Uma criança, pré-adolescente e adolescente ainda estão formando sua opinião e caráter. Eles ainda não tem ideia do que serão no futuro e não acho legal "induzi-los" a experimentarem a homossexualidade. O bullying faz parte da vida, não tem como negar e o governo deveria ensinar a lidar com isso, não tentar acabar de uma vez por todas (o que seria missão impossível) com uma apostilinha sobre como respeita. O bullying, na minha opinião, é necessário para fortalecer o caráter desse adolescente. Claro, nunca em doses exageradas, mas é comum dessa idade ter isso.
Também nessa idade a gente experimenta muitas coisas e com os hormônios à flor da pele, não é nada difícil sentir atração por qualquer sexo. Você pensa que é gay porque acabou se apaixonando por uma pessoa do mesmo sexo, mas depois cresce e descobre que tudo não passou de um mal entendido seu com os seus hormônios. Digo isso porque amigos héteros meus já me relataram essa experiência diversas vezes. Outros, no entanto, crescem e percebem que essa atração pelo mesmo sexo continua cada vez mais forte (e é por isso que a gente sempre diz que não se escolhe ser gay, mas sim que se nasce assim). Não vou mentir, é desesperador! Você de repente se depara com a homossexualidade ecoando na sua cabeça, você olha pro futuro e vê preconceito de todos os lados, a rejeição dos seus pais e amigos, os sonhos de ter uma vida tranquila escoando pelo ralo. Não é drama não, é a verdade e é aterrorizante. Sair do armário requer uma coragem colossal, mas ficar nele vai te levar à loucura. 

O que os vídeos do kit gay fizeram foi incentivar as crianças e adolescentes a experimentar o homossexualismo e disso ninguém precisa, pois muitos já o fazem sem essa "propaganda" toda. Eles pecaram e erraram feio. A intenção foi a melhor, mas a execução foi uma lástima.
Em um dos vídeos, o Probabilidade, eles chegaram a colocar no script das falas o seguinte: "sendo bissexual, ele teria 50% a mais de chances encontrar a felicidade." Epa, peraí. Coméquié? Não, não, não é assim não! Primeiro que eu não acredito na bissexualidade e explicarei o por que: todo bissexual tende a acabar casando com o sexo oposto. Eu não conheço e nunca ouvi falar de um bissexual que casou com alguém do mesmo sexo e viveu feliz para sempre (mesmo que tenha, é raro). Eu costumo chamar de "hétero aventureiro": ele fica com gente do mesmo sexo, mas no final das contas acaba ficando com alguém do sexo oposto. O bom do "bi" é que ele respeita e apoia pra caramba os gays. "Segundamente" que esse negócio de 50% a mais de chances é furada e até hétero sabe disso! O bi atira pra tudo quanto é lado, mas não significa que ele tenha mais chances de ser feliz. Você simplesmente ta dizendo pra uma criança: "seja bissexual, assim poderá ser feliz mais rápido!". É o mesmo que dizer: "faça duas faculdades, assim ficará rico mais rápido!". Não tem cabimento uma coisa dessas.

Sobre o vídeo do transexual, o "Encontando Bianca", eu achei até legal a ideia, mas sei lá...A transexualidade é uma coisa que tem ficado mais famosa, gerando maior aceitação e entendimento. Pra quem não entende o que é, vou definir numa única e curta frase: é o cara que nasceu no corpo errado. Biologicamente falando a pessoa é um gênero e psicologicamente falando é outro. Dois exemplos ótimos são a famosíssima Roberta Close e o mundialmente conhecido Buck Angel (acredite se quiser, mas é uma mulher que toma hormônios masculinos). Homem e mulher, mas quando tiram a calça, você percebe que tem algo que não se encaixa e, por mais que a medicina tente resolver, sempre tem algo ali que denuncia que não é natural da pessoa. O vídeo, no entanto, vitimiza os transexuais e eu acho isso errado. Eles não são vítimas de nada caramba, são só humanos que tem um probleminha com seus corpos. Quem nunca teve um, que atire a primeira pedra! 

Roberta Close
Buck Angel
Daí vi uma parte das apostilas/cartilhas chamada de "Caderno das Coisas Importantes". Acho que de todo o material, esse era o único que deveria ter sido distribuído em todo o país. A coisa toda dá ênfase ao sexo seguro, utilizando-se de métodos contraceptivos como o preservativo masculino. Também esclarece como ocorre o contágio de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e da AIDS. Não foi feita somente para gays, mas para héteros também. Lembro de ter ganho um material semelhante quando estudava na escola pública, onde eles mostravam como se proteger e quão graves eram essas DSTs. Tive umas aulas também sobre o assunto, cujas risadas se exaltavam enquanto uma banana ganhava uma proteção do látex do preservativo nas mãos da professora de ciências e tais aulas eram dadas segundo orientações dos próprios Ministério da Educação e Ministério da Saúde. O material não era destinado a gays ou a héteros, mas a todos os alunos da rede de ensino público do país com o objetivo de conscientizar sobre o sexo seguro e é isso o que essa apostilinha também faz. Um defeito que todos apontam é a parte onde o adolescente pode escrever como era a pessoa com quem ele ficou (página 9). Eu não acho isso ruim, na verdade é uma forma dele conseguir se expressar e analisar o que faz. É a mesma coisa que um diário. Outra coisa criticada foram as ilustrações de um passo-a-passo de como vestir um preservativo masculino, o que pra mim não tem fundamento. Crianças de 12 anos estão ficando grávidas e pode ser que o problema seja exatamente a falta de informação que elas tem sobre sexo seguro. É hipocrisia demais você criticar uma coisa dessas quando a atual sociedade permite que uma criança veja a novela das 8 que mostra o próprio ato sexual de todos os ângulos possíveis e imagináveis, só perdendo pra redes como o Redtube, por exemplo. Quer dizer, a criança de 12 anos não pode ver um pênis ereto sendo protegido numa cartilha educativa na escola, mas pode ver a putaria da novela só porque ta com os pais? Ridículo pensar dessa forma! Sobre essa apostilinha: nada contra ela, pelo contrário. :)

No final de tudo, o kit gay do MEC promovia uma coisa que é tudo, menos o respeito ao homossexualismo. Só fizeram propaganda de como é bom ser gay e do quão importante isso é pra sociedade. FAIL. Na minha opinião, e sim eu sou gay, é que um hétero ou um homossexual não muda em nada as ações de um médico, as coordenadas de um piloto de avião, as operações de um engenheiro de tráfego, as escavações de um arqueólogo ou os treinos de um jogador de tenis. Sinceramente. Eu sei que a intenção da comunidade LGBT foi a melhor, mas por favor, não é dessa forma que a gente conseguirá respeito. No final das contas, o governo gastou 2 milhões de reais numa coisa que já estava predestinada a não dar certo.

Saiba mais:

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...