MadBizarrice Halloween: Seitas Macabras - Nuwaubianismo

outubro 30, 2018 0 Comentário(s)


O extremismo sempre foi um problema para a humanidade, principalmente quando envolve questões políticas, sociais e raciais. Conhecemos bem toda a tragédia que o extremismo branco já causou na história, mas e se eu te contasse que há uma versão negra e, tal qual a branca, ela foi uma péssima ideia também?


Em 1957, Dwight York era líder de alguns grupos de negros muçulmanos em Nova Iorque. Com o passar do tempo, ele mudou os nomes dos grupos e as doutrinas, passando por judaísmo, cristianismo e esoterismo. Na década de 70 ele passou 3 anos preso por ter se envolvido com uma garota de 13 anos. Ao ser liberado, fundou a nação Nuwaubiana. Em 1980, ele finalmente abandonou a doutrina islâmica para se dedicar ao Kemetismo (grupo de pessoas que decidiram “ressuscitar” a religião dos antigos egípcios) e culto OVNI (sim, eles acreditam que ETs são deuses). Chegou a ter 500 seguidores que viveram em apartamentos dele no Brooklyn. Todos tinham que abdicar de suas vidas e bens para seguir York.

York se autoproclamava um profeta, um messias, uma divindade (às vezes extreterrestre), um verdadeiro faraó (é sério, ele dizia ser um) que tinha o objetivo de salvar a humanidade. E qual era o mal a ser combatido? Exatamente, os brancos!

Ele ainda dizia que:


Caucasianos não são os escolhidos para liderar o mundo. Eles não tem emoções verdadeiras em sua criação. Sabemos que não podem ser pacíficos. Foram criados para serem assassinos, com baixos níveis de reprodução e curto período de vida.


Para eles, a pele mais clara era resultado da lepra. Alguns membros acreditavam que um grupo seleto seria enviado para uma espaçonave para ser salvo.

York

O Nuwaubianismo também pregava que brancos são descendentes de Caim, que aliás na Bíblia era o nome dado aos filhos albinos de Adão e Eva. Os negros? Bem, segundo York eram os verdadeiros descendentes dos grandes egípcios e que eles tinham migrado da África e dominado as américas muito antes da colonização, portanto todo aquele território lhes pertencia. Na verdade eles tinham um grande apreço pelas leis e estilo de vida americano, declarando que os Estados Unidos eram a terra perfeita para a seita deles.


Eles desenvolveram uma linguagem própria com direito a alfabeto e nova linguística. Tinham até uma bandeira própria.


Mas nem tudo eram flores. York mantinha a ordem com regras rígidas. Era ele quem escolhia com quem alguém se envolveria e sexo era um privilégio apenas de quem batia as metas de divulgação da seita e vendas de produtos como incenso. Havia uma segregação por gênero também, mas York era o único que podia conviver dos dois lados, inclusive ter relações sexuais com qualquer mulher que quisesse. É claro que não demorou para que garotas menores de idade engravidassem dele. 


Na década seguinte, o culto se mudou para a Georgia, onde um templo com tema do antigo Egito foi levantado e chamado de Tama-Re. York chegou a comprar uma mansão de mais de 500 mil dólares e seus seguidores moravam em trailers ao redor. Acredita-se que já naquela época o FBI os investigava por denúncias de incêndio criminoso, fraude assistencial e posse ilegal de armas. Então basicamente eles meio que fugiram. O lugar era mantido pela venda de incensos, livros e livretos em lojas chamadas “Tabernáculos sagrados” em várias cidades americanas, mas na década de 90 foi fundado o “Club Ramses”, uma boate que ficava dentro de uma das pirâmides de Tama-Re.

Tama-Re


Apesar de tudo, inicialmente a comunidade era “tolerável”, como classificavam as autoridades locais. Em pouco tempo, e depois de distribuírem uns panfletos que denegriam os brancos afim de proclamar a supremacia racial negra, as coisas ficaram mais tensas. Em 98 tudo desabou quando a boate foi fechada pela polícia. Ameaças de morte às autoridades eram constantes, artigos caluniosos eram publicados e os membros armavam cenários de horror ao deixar carcaças de cachorros mortos na casa do advogado da cidade. Eles também faziam paradas para provocar os brancos.


Eles chegaram a apelar a ativistas nacionais por ajuda, pois se diziam ser perseguidos. Ele também chegou a fazer campanha de membros para a política pelo Partido Repulicano, mas todos perderam.


York foi acusado de ter abusado sexualmente de menores de idade, de ter criado uma espécie de tráfico de menores para fins sexuais e de ter praticado extorsão. Um de seus filhos mais velhos que fugiu do complexo em 1990, Jacob York, cooperou com as autoridades para que pudessem prender seu pai.

Em 2002, o FBI e a ATF realizaram uma operação nas propriedades de York, culminando na prisão dele e de sua esposa mais confiável, a Kathy Johnson. Em 2004 ele foi julgado e sentenciado a 135 anos de prisão. Tama-Re foi vendida e os novos donos demoliram toda a estrutura. Sabendo dos crimes de York, a grande maioria dos membros saiu da seita, mas alguns grupos menores permaneceram.

E se você acha que York finalmente sossegou, pense de novo! Ele foi acusado de incitar o ódio contra guardas brancos na prisão, principalmente através da doutrinação do Nuwaubianismo entre os prisioneiros negros.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...