Quem é o rosto que aparece nas notas e moedas de real?

A moeda oficial do Brasil é o real. Um euro equivale a mais ou menos uns 3 reais, para se ter ideia. Aqui temos notas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais. Já as moedas tem nos valores de 5, 10, 25 e 50 centavos, além da de 1 real (existe a de 1 centavo também, mas é extremamente rara). Cada nota contém um animal brasileiro no verso (arara, onça, garça, etc) e as moedas tem alguns dos brasileiros e portugueses mais importantes para o país (Dom Pedro I, Tiradentes, Marechal Deodoro, etc). O caso é que algumas moedas, como a de 1 real, e todas as notas tem um rosto com uma coroa de louros. Eu sempre me perguntei quem diabos era aquela pessoa, mas foi só agora que tive a cara-de-pau de pesquisar descobri.


Aquela cara famosa é a efígie representativa da República. Nome bonito, né? Ou seja, ter aquele símbolo significa que o país é regido por um sistema republicano. A efigie apareceu em outros países também, principalmente em Portugal e na França, mas atualmente só o Brasil está utilizando sua figura em moedas.

Segundo os historiadores, o modelo foi inspirado em antigas moedas gregas e romanas que já usavam figuras humanas em suas moedas.

Atualmente, as moedas sofreram mudanças radicais no tamanho, cor e desenho. As notas estão sendo trocadas agora e se assemelham muito com o euro, já que agora tem tamanhos diferentes. A própria moeda de 1 real é praticamente igual à de 1 euro. Ainda estão circulando notas e moedas antigas, até porque ainda não lançaram todas as notas novas, mas em breve todas as antigas serão recolhidas e trocadas por novas. Fiqu atento ao seu cofrinho em casa!

Novas notas à esquerda e antigas notas à direta.
Novas moedas.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

27 comentários:

  1. sinto informar que essa efígie é de Hermes, o deus dos comerciantes e dos ladrões, o que fica muito bom num sistema capitalista e melhor ainda para o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo dizer se estas sendo sarcastico ou não, mas emfim: Este é a Efígie Republicana Francesa. Esta mulher é a personificação francesa, e representa liberdade. Foi apelidada com o nome de 'Marianne' e inspirada pela figura de um quadro francês que retrata a proclamação da República Francesa. E não Hermes (ou Mercúrio na versão romana), o mensageiro dos deuses.

      Excluir
    2. é o colosso de Rhode em homenagem a Hélios, o Deus do sol.

      Excluir
  2. ajudou no meu trabalho de mat

    ResponderExcluir
  3. A Efígie da República é conhecida como Efígie da Liberdade ou Marianne como os Maçons a chamavam, foram eles os principais idealizadores da Revolução Francesa que instaurou a República Francesa, inspiração de todas as outras Repúblicas modernas.
    Não é certo que a Efígie da Liberdade (a estátua da liberdade nos Estados Unidos é também uma representação da Marianne) represente Hermes dos Gregos ou Mercúrio dos Romanos, mas a semelhança é grande.
    Hermes é o símbolo de várias coisas entre elas o deus do comércio o seu caduceu (seu bastão) é símbolo das Ciências Contábeis.
    Hermes também é usado pelas irmandades fechadas, são chamadas de Herméticas, como a maçonaria, rosa mística, Illuminati, Carbonários, etc.
    Devido à expansão do império romano ocorreu um sincretismo com vários outros deuses como Mitra, Odin, Toth, deuses celtas, egípcios, etc. Assim há várias representações de sua figura, diziam também que era hermafrodita segundo os alquimistas.
    No busto que representava a Liberdade em lojas maçônicas francesas o rosto se parece muito com o de homem e não de mulher, era praticamente obrigatório a presença destes bustos em suas lojas. Várias esculturas de Hermes têm as formas de uma mulher.
    Como eram secretos e perseguidos principalmente por ocultismo eles sempre disfarçavam seus símbolos davam outros sentidos, somente quem era maçom entendia, então possivelmente Marianne na verdade é Hermes, símbolo do oculto.
    A Efígie da Liberdade usava um Barrete Frígio (povos da atual Turquia), muitos deuses gregos também como Páris, era comum em deuses gregos, porém o Mercúrio Romano usava um Elmo com asas, o louro aquela folhinha do em cima da orelha da figura da moeda não é comum em Marianne, mas muito comum na antiguidade principalmente em representações de imperadores que tinham seus rostos cunhados em moedas como César.
    O Barrete Frígio, que é um capuz parecido com aqueles azuis usados pelos Smurfs do desenho animado, não é muito visível no símbolo da moeda brasileira. Só lembrando que Marianne usava um vermelho em suas representações artísticas.
    Hermes também é símbolo de conhecimento e civilidade deve-se a ele a organização das cidades estados gregas, quando eles deixaram o modo rude de viver e se organizaram, o Barrete também representa sabedoria, divindade. Algumas representações dos Três Reis magos são feitas com o Barrete.
    Hermes era conhecido como o interlocutor entre Zeus e os humanos, ele era o mensageiro o enviado e também comparado com Cristo.
    Portanto apesar de ser mulher a figura é muito certo que se trata de Hermes.

    ResponderExcluir
  4. O texto não da nomes aos rostos, você falou, falou, mas não disse nada!!!

    ResponderExcluir
  5. EXISTEM MUITAS TEORIAS DE ONDE VEIO ESTA IDEIA ;ESTA É UMA DELAS :
    https://www.youtube.com/watch?v=gSvlcOVXsOs

    ResponderExcluir
  6. entendi pouca coisa !! mas esta valendo ...

    ResponderExcluir
  7. 1 centavo - Pedro Álvares Cabral
    5 centavos - Joaquim José da Silva Xavier(Tiradentes)
    10 centavos - D.Pedro I
    25 centavos - Marechal Deodoro da Fonseca
    50 centavos - Barão do Rio Branco
    1 real - representa a República

    ResponderExcluir
  8. É Jezabel, como os cães não comeram seu rosto, Seu Deus Baal prometeu a mesma que seu rosto iria estar em tudo que estiver valores!!!!!

    ResponderExcluir
  9. De semirames a hermes a marianne. São a mesma imagem, seu titulo varia da cultura e periodo historico.

    ResponderExcluir
  10. Eh tipo a imagem de "nossa senhora," mudam as religiões, as cores, os nomes mais é sempre a mesma besta.

    ResponderExcluir
  11. Tudo com o mesmo proposito.
    Se essa imagem esta ai é porque ela representa algo pra aguem!
    E a certeza é enquanto mais suamos para ter em nossas mãos;para eles é uma forma de adorar-mos a deusa pagã deles.
    A varias histórias,mais,no final leva a um mesmo proposito.
    "ADORAÇÃO"

    ResponderExcluir
  12. VALEEU CARA!! Me ajudo mto!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olha pela interpretação de alguns chego a seguinte opinião de que essa imagem nada mais é do q uma xilofompia

    ResponderExcluir
  14. Para mim é a deusa JUNO MONETA, adorada pelos romanos de onde se originou as palavras "Monetário" "Monney" e etc...

    ResponderExcluir
  15. Eu pensei até no rosto da estàtua da liberdade.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que há muitas semelhanças entre o rosto das moedas, da estátua da liberdade, e de Alexandre Magno.
    Fídias, esculpiu o rosto de Alexandre. Que mais tarde o Colosso de Rhodes trouxe o mesmo enigmático rosto.
    A estátua da liberdade possui uma coroa de 7 pontas que lembram os raios de luz do halo de Hélios.
    O sincretismo é evidente e parece ser sempre inspirado na bela e representativa imagem de poder que o rosto de Alexandre figurava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Eu imaginava que tinha algo a ver com o Alexandre Magno, mas nunca me aprofundei nisso. Obrigada pela informação!

      Excluir
  17. to aqui no dia da virada do ano de 2019 para 2020 para dizer que essa figura é um gorila de cabeça pra baixo e representa a maladragem br

    ResponderExcluir
  18. Ajudou no meu trabalho de história

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...