MadBizarrice Brazuca: Mula-sem-cabeça


Dia 22 de agosto é comemorado o “dia do folclore” no Brasil. Eu sempre achei alguns personagens um tanto bizarros e por isso vou fazer essa série brazuca aqui no MadBizarrice com 8 das centenas de personagens bizarros que existem. Vamos começar por uma das criaturas mais bizarras de toda a cultura brasileira: a mula-sem-cabeça.




Ninguém sabe como surgiu essa lenda, mas existe em todo o país.  Pelo que pesquisei, a lenda também existe no México (Malora) e na Argentina (Mula Anima). Obviamente foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse/dormisse com um padre seria transformada em uma criatura que no lugar da cabeça tem fogo. hehehehe se lascou! Suas ferraduras são de prata ou aço, mas com coloração negra. Seus pêlos podem ser tanto marrons quanto negros. Seu relincho pode ser ouvido a muitos metros de distância, mas ela também costuma soluçar como um humano chorando. Dizem que nas pequenas cidades, principalmente onde tem casas rodeando uma igreja, ela costuma aparecer em noites escuras. Na noite de quinta para sexta-feira que tiver lua cheia, a mulher herege vai para uma encruzilhada e se transforma na mula-sem-cabeça. Então ela percorre 7 povoados e se alguém aparecer em seu caminho, ela sugará seus olhos, unhas e dedos! Para evitar isso, deve-se deitar de bruços no chão logo que avistar a mula e esconder unhas e dentes. Algumas vezes ela pode pisotear homens e animais. Também pode aparecer se alguém passar correndo por uma cruz à meia-noite. Só quando o galo cantar pela terceira vez, ela se transformará em mulher novamente.

A maldição só seria desfeita quando alguém tirasse o freio de ferro (cabresto) que a mula carrega e aí ela se transformaria em uma mulher totalmente arrependida! (não é pra menos né? ¬¬) Outra forma é furar a mula com um alfinete novo. O padre também pode evitar a maldição, desde que ele se contenha e não fique pegando mulher por aí amaldiçoe sua amante 7 vezes antes de celebrar uma missa.


Para se descobrir se a mulher é amante do padre, lança-se ao fogo um ovo enrolado em linha com o nome dela e reza-se por três vezes a seguinte oração:

"A mulher do padre
Não ouve missa
Nem atrás dela.
Há quem fique ...
Como isso é verdade,
assa o ovo
e a linha fica..."

Ta na cara que isso foi uma jogada da igreja Católica pra fazer o povo respeitar o padre de uma forma bastante efetiva. Ainda sim, a lenda toda é tão bizarra que merece um lugar aqui no MadBizarrice!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

Um comentário:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...