MadCurioso: Condor e Teratorns, os maiores pássaros já encontrados


Um está extinto e o outro está ameaçado de extinção.

Pois bem, vamos conhecer o Teratorns, o maior pássaro já encontrado no mundo!

Dr. Kenneth E. Campbell, um dos descobridores em frente a um modelo do Argentavis magnificens do Museu de História Natural de Los Angeles.
 Viviam nas Américas do Norte e do Sul.Cerca de 4 espécies foram identificadas:

Teratornis merriami- é o mais comum e foi encontrado no começo do século passado. Acredita-se que seja extinto há uns 10mil anos. Ele é um pouco maior que o Condor, só pra constar.
Altura: 75cm
Envergadura da asa: de 3 a 8 metros
Peso: 15kg

Aiolornis incredibilis - é raro e mais encontrado na América do Norte. É cerca de 40% maior que o merriami.
Envergadura da asa: de 5,5 metros
Peso: 23kgCathartornis gracilis - só um par de ossos foi encontrado. Aparentemente é menor que o merriami.

Argentavis magnificens - o esqueleto incompleto veio da Argentina. É um dos mais conhecidos e antigos.
Envergadura da asa: de 6 metros pra mais
Peso: 80kg

Alguns contestam a capacidade de voo desses pássaros por causa do seu tamanho e peso. Ao que parece, a anatomia dos ossos mostra que alguns mal podiam pular, quanto mais voar. Outro fato é que pelos crânios encontrados, alguns afirmam que os Teratorns foram alguns dos maiores predadores que o mundo já viu. Tinham uma força incrível de corte. Um animal do tamanho de uma lebre seria um belo jantar, mas lagartixas, ratos, sapos, peixes e outros pássaros também seriam candidatos. No entanto, talvez sua extinção tenha se dado devido à escassez de comida. Acredita-se também que eles não botassem mais de 2 ovos por vez. Eles devem ter habitados regiões com poucas ou nenhuma árvore, pois voar numa floresta seria um verdadeiro pesadelo para um pássaro com asas tão grandes. As cores de suas penas não são exatas, mas acredita-se que fossem entre cinzas, marrom ou pretas.
Eles teoricamente estão extintos, porém os cientistas acreditam que os avistamentos em Texas e Illinois de um pássaro gigante (conhecido como Thunderbird) possam ser uma prova que esses pássaros talvez ainda existam. Infelizmente ninguém conseguiu capturar um ainda. Os nativos americanos acreditavam numa ave que batia as asas e causava os trovões, por isso o nome "Thunderbird" ou em tradução livre "pássaro trovão".

Foto tirada em 2002.

Agora vamos ao Condor-dos-Andes. É encontrado nos Andes da América do Sul. É parente dos urubus e adora uma carniça, mas também caça e se alimenta de ratos, coiotes, esquilos e até mesmo veados. Estima-se que possa voar mais do que 300km por dia. A envergadura de suas asas por chegar a mais de 3,2 metros e ele pode pesar uns 14kg. Apesar de ser enorme, ele está em segundo lugar no ranking e perde apenas para o Marabu (altura de 110cm, peso de 9kg e envergadura de 3,5m). Então por que está neste post? Porque é o parente mais próximo do Teratorns, é claro! Com asas tão grandes, ele prefere caçar em lugares rochosos e sem árvores. Não põe mais do que 2 ovos por ano no ponto mais alto da montanha e caso 2 filhotes nasçam, haverá uma disputa de território. O perdedor será jogado para fora do ninho e cairá no abismo. A mãe, por sua vez, nada fará a respeito e só observa a luta. Por isso é difícil que haja muitos deles por aí.



Festa do Condor no Peru.
Um outro primo seu é o Condor-da-Califórnia e, apesar de ser menor, é mais pesado, ou seja, é o primo gordo. Possui envergadura de 2,9m e pesa entre 7 e 14kg. Pode chegar a incríveis 50 anos de idade, um dos campeões de expectativa de vida entre os pássaros. Prefere carcaças de mamíferos e peixes e alguns comem tanta carne que depois não conseguem voar, mas podem sobreviver até 2 semanas sem comer! Botam só 1 ovo em penhascos, cavernas ou aberturas de sequoias e demora até 1 ano pra que os filhotes deixem seus pais. É por isso que eles também não existem em grande número, mas os filhotes não disputam território como o Condor-dos-Andes.

Eu falei que ele era gordo...


Infelizmente as duas espécies de condores estão ameaçadas de extinção. A sul-americana tem um problema sério com carniças impróprias para o seu consumo por causa dos caçadores usarem chumbo e a caça ilegal. Outro problema que afeta esses condores é a prática da tourada na Festa do Condor do Peru, onde a ave é amarrada nas costas de um touro furioso e chacoalhada durante toda a tourada, podendo quebrar ossos e perder penas. Felizmente muitos se safam ilesos, mas alguns acabam mortos por invalidez e isso prejudica pra valer a situação dos condores e a extinção se torna mais evidente. O californiano foi exaustivamente caçado no século XIX (19, energúmeno!), aliás, ainda é muito caçado ilegalmente. Ele também constantemente se enrosca em linhas de energia e tem seu habitat destruído. Às vezes se alimenta de animais que foram abatidos com chumbo e acaba engolindo esse projéteis, então se intoxica gravemente como o Condor-dos-Andes. Vários programas de preservação nos 2 continentes ajudam a preservar a espécie, mas ainda sim eles sofrem com os abusos. A boa notícia é que zoológicos pelo mundo inteiro tem vários exemplares dos dois condores. Inclusive o Zoológico de São Paulo tem um majestoso Condor-dos-Andes em exposição. Confesso que nenhum dos dois são pássaros muito bonitos de cara, mas só pelo seu tamanho vale a pena conferir!

Quer ver mais curiosidades? Então veja o que já publicamos de curioso aqui!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...