Quando a obsolescência programada surge diante dos seus olhos


Sempre ouvi falar dessa tal obsolescência programada, inclusive meu próprio avô falava dela indiretamente com a frase: "se o produto não quebrar, o fabricante vai à falência." Pra quem não entendeu, obsolescência programada é  quando o fabricante faz tal produto para ele quebrar ou estragar depois de um determinado tempo. Note, caro leitor, que hoje tudo é descartável e nada dura muito tempo como antigamente. Ainda hoje você pode encontrar moedores de carne da década de 20 em perfeito estado e funcionando tão bem quanto quando foi comprado. Agora compra um moedor de pimenta...já perdi as contas de quantos já tive e até os caros quebram depois de poucos anos de uso. Pois bem, achei que a obsolescência fosse mais pra coisas menores e principalmente mais "mecânicas". Claro que me enganei terrivelmente, porque as digitais é que mais sofrem com esse tipo de abuso.

Recentemente me ausentei do blog, mas não porque quis e sim porque precisei. Tinha imagens de postagens e links salvos no meu notebook, mas ele simplesmente se recusava a funcionar direito. Eu poderia ter usado o PC, mas levei horas e mais horas para pesquisar tudo aquilo e não achei que seria viável refazer todas as pesquisas. O caso é que tão logo eu o ligava, ele de repente aumentava o desempenho de uso da CPU pra 100%, mesmo sem eu carregar qualquer programa, e desligava sozinho. Às vezes o fazia ainda no carregamento do setup de inicialização do Windows. Meu pai, um técnico em eletrônica que atua na área há uns 500 anos, abriu e revirou aquela coisa em busca de algum defeito ou falha. O cooler (ventilador) do processador funcionava corretamente, não havia fios ou cabos quebrados, nada de soldas com problemas, nenhum componente eletrônico com defeito e, por via das dúvidas, ele chegou a trocar a pasta térmica do processador (é uma pasta especial que ajuda a resfriar ele) pra ver se dava em alguma coisa. O defeito continuou. Então a gente formatou ele e instalou o Linux, afinal o ruindows Windows tem a fama de dar problemas e nunca conseguir detectar o que é. Foi então que as coisas começaram a ficar estranhas. O defeito continuou e parecia progressivo. A cada dia que passava, ele ficava menos tempo ligado. Tivemos a ideia de verificar a bios e o HD pra ver se tinha falha, mas os softwares do Linux não encontraram nada. Com o fracasso do Linux, decidi voltar pro Windows ao qual já estava acostumada. Só pra constar, notei esse defeito há uns 5 meses atrás. Pois bem, agora chegou a um ponto em que ele não consegue ficar ligado nem por 3 minutos. A coisa funciona desta maneira: de repente você ouve o cooler acelerar, o que é um sinal de que o desempenho da CPU está aumentando significativamente, e aí ele desliga subitamente! Não dá nem tempo de você reagir, ele simplesmente se desliga. Eu sempre tive muito cuidado com esse notebook, principalmente no que se refere à refrigeração dele. Jamais bloqueio a entrada de ar que fica por baixo, tampouco a saída que fica de um dos lados. Se a temperatura ambiente estiver muito alta (como a uns tempos atrás em que o verão castigou São Paulo com temperaturas de mais de 30 graus), eu prefiro ficar no PC que se resfria melhor e assim não provoco tanto desgaste no notebook. Além do mais, o PC tem vários coolers e ainda contando com o do processador e o da placa de vídeo, então pra ele é muito mais fácil se manter menos quente.


O caso é que mesmo virando o hardware (a parte que você chuta) e o software (a parte que você xinga) do avesso, aquele maldito continuava com o mesmo problema e piorando. Pesquisei na internet, principalmente em fóruns especializados, pra ver se alguém mais tinha o mesmo defeito. Sim, eu encontrei várias pessoas reclamando, mas ninguém encontrava uma solução. Foi então que o meu pai teve uma ideia: mudar a data para 2 anos atrás, quando essa tranqueira não tinha o tal problema de desligar subitamente. Por incrível que pareça, aparentemente deu certo! Agora reconfigurei a data para o atual ano e, até agora, ele não tem apresentado o problema. Parece até que zerou alguma coisa lá dentro da bios. Mas calma que a bizarrice ainda não terminou! Lembro-me de que há 2 anos atrás ele tinha um problema com falha na tela que ficava piscando e travando, como se o cabo estivesse com problemas. Como disse anteriormente, o cabo está em perfeito estado, então não tem motivo nenhum pra dar aquela falha. Coincidentemente, a falha tornou a aparecer logo que o marcador de data foi pro ano de 2012.

Meus caros leitores, tirem suas próprias conclusões. Eu não sou nenhuma mestre em computadores, mas não precisa ser inteligente pra sacar o verdadeiro problema: obsolescência programada. É claro que se eu fosse outro tipo de pessoa como a que se irrita fácil ou a que entra em pânico porque aquela porcaria não funciona direito, a primeira coisa que teria feito é óbvia: comprar um novo notebook. Entretanto, como eu costumo conservar ao máximo os meus equipamentos eletrônicos e meu notebook está em perfeito estado, então não fazia nenhum sentido para mim ter a ideia de trocá-lo. Eis que me deparo com aquele absurdo e posso dizer que com certeza não comprarei mais daquela marca, marca aliás que é uma das melhores do mercado. Ela literalmente se queimou comigo e olha que era uma das marcas que eu mais respeitava e defendia com garras e unhas!


Eu sei que o fabricante também precisa garantir o seu, mas precisa ser de uma forma tão desonesta? Só 3 anos de uso e fora que já começa a dar defeito logo depois do término da garantia (aquele problema da tela que mencionei), sem contar que o preço dele era um tanto mais elevado do que das outras marcas. Então está aí a prova de que a obsolescência programada existe sim e está bem debaixo do nosso nariz. Fique atento com o que você compra, principalmente com a marca. Tem uma outra marca aí que nem vou mencionar, mas que é super popular e tem a fama de ter uma obsolescência programada ainda mais veloz (cerca de 1 ano a 1 ano e meio). Conheço muita gente que teve que trocar PC  e notebook porque parou de funcionar ou a placa-mãe praticamente se suicidou. Uma vizinha, professora e quase se aposentando, viu alguns de seus PCs queimarem do nada! Pro PC de uma pessoa que só usa Word e Chrome queimar a placa-mãe, é porque a ganância do fabricante é absurda! Mas vê se o preço abaixa na hora de vender uma sucata dessas...Meu pai relatou também ter visto uma certa impressora de uma marca famosa em sua antiga empresa que parou de funcionar. Mais uma vez ele virou o equipamento do avesso e não encontrou 1 peça fora do lugar ou desgastada. Quando conversou com um colega sobre o ocorrido, este lhe informou que era um problema típico e programado que ficava dentro do chip de TODAS as impressoras e que somente os técnicos autorizados tinham as ferramentas e o software para reverter esse processo. É ou não é um tremendo de um absurdo

Eu publiquei uma vez o vídeo do Kauê Moura sobre a obsolescência programada: link. Tem um documentário sobre o assunto e, como não assisti ainda, não o coloquei na coluna de documentários. Quem quiser ver, aí vai uma reportagem sobre ele: Programado para morrer.

Só queria deixar o meu relato e a minha indignação aqui, além de justificar a minha ausência por tanto tempo. Se você também tem um relato parecido ou quer compartilhar sua opinião, comente aí embaixo! E quanto ao meu notebook: eu não sei quanto tempo ele vai ficar "normal", mas estou de olho e espero que demore pra dar aquele problema de novo.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...