MadBizarrice: Circo de aberrações


 Lembro que a primeira coisa que aprendi em anatomia na faculdade foi a diferença entre anomalia e monstruosidade. Era a seguinte:

ANOMALIA: Variações morfológicas que acarretam prejuízo funcional. Ex.: o indivíduo nascer com um dedo a mais em uma das mãos.
MONSTRUOSIDADE: Anomalia acentuada incompatível com a vida. Ex.: Agenesia (não formação) do encéfalo (cérebro, animalzinho ¬¬).


Ok, sabendo desse conceito, podemos falar agora do assunto do post: circo de aberrações ou mais conhecido como circo dos horrores. No começo do século passado era comum encontrar circos de aberrações por todo o mundo, inclusive no Brasil, mas era muito mais comum nos Estados Unidos e na Europa. A medicina não era avançada o suficiente para corrigir os problemas desses pobres indivíduos e mesmo que pudessem corrigir, muitos não teriam dinheiro o suficiente para os tratamentos e cirurgias, então eram obrigados a trabalhar expondo suas anomalias a estranhos para conseguir sobreviver. Havia desde a mulher barbada até mesmo o homem de três pernas. O caso mais famoso foi o do homem elefante, que provavelmente revolucionou a coisa toda pra que terminasse de vez um tempo depois! O sistema era muitas vezes desumano, muitos eram obrigados a trabalhar por muitas horas e ganhavam pouquíssimo. Todos enfrentavam a humilhação de perto: o público ria, se assustava e caçoava deles o tempo todo. Alguns eram doentes e não resistiam por muito tempo, outros conseguiam sair dos circos e ter uma vida quase normal com direito a casamento, filhos e até trabalho digno!

Em meados dos anos 30, um filme (clique aqui para ver um pedaço dele) foi feito com um dos circos mais famosos do mundo. Esse filme foi proibido em grande parte dos países por se tratar de uma obra-prima quase que doentia e totalmente bizarra. Os administradores desses circos definiam o negócio como: “tudo o que as pessoas não querem ver, mas não conseguem parar de olhar”. Infelizmente ainda existem alguns circos desse tipo hoje em dia, mas com atrações mais brandas como pessoas cheias de piercings ou anões que mexem com fogo e comem vidro.

A maioria das atrações a seguir foi explorada por Phineas Taylor Barnum em seu famoso circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus.

ATENÇÃO: o post contém fotos fortes para algumas pessoas.


Joseph Merrick - O homem elefante
Nasceu em 1862 na Inglaterra. Desde os 5 anos sofria de síndrome de Proteus, que fazia seus membros crescerem mais do que o normal. Virou atração de circo em 1884 e sofreu grande humilhação, embora também tenha ganho muito dinheiro. Um médico que visitava o circo deu algumas sugestões para que ele pudesse viver melhor. Merrick não podia falar direito e nem deitar para dormir, pois seus tumores esmagavam seu corpo, então ele dormia sentado. Porém, certa vez ele resolveu tentar imitar uma pessoa saudável e dormiu deitado. Morreu asfixiado aos 27 anos de idade. Merrick lutava pelos seus direitos de igualdade e odiava ser tratado como aberração. Décadas depois, foi gravado o filme O homem elefante, que conta a história de Merrick.
 

Mademoiselle Gabrielle – Mulher pela metade
Nasceu na Suíça em 1884. Entrou para o circo em 1900, em Paris. Era normal na parte superior do corpo, mas não tinha a parte inferior. Apesar de sua anormalidade, Gabrielle foi casada 2 vezes.(ou seja, ela seduzia mais do que você que é inteiro!)




Martin Laurello – O homem coruja
Nasceu  na Alemanha em 1886. Ele começou a se apresentar na Europa aos 20 anos e foi para a América em 1921. Qual a anomalia dele? Bem, veja você mesmo!


Clofullia – A mulher barbada de Genebra
Nasceu na Suíça. Com 8 anos de idade já tinha pelos na cara e aos 14 começou a se apresentar pela Europa. Foi para Paris, conheceu o pintor Fortune Clofullia e se casou com ele (Isso que é homem! Nem se importa com o cavanhaque da esposa!). Ela ganhou grande fama quando moldou sua barba imitando a de Napoleão III. Como “presente”, o governante deu-lhe um enorme barbeador diamante.


Lionel – O garoto leão
Nasceu na Polônia em 1890. Ele sofria de hipertricose, uma doença rara que cobre o corpo com pelos espessos. Começou a se apresentar com 4 anos. Para não ser tratado como aberração ou animal, ele usava a melhor roupa nas apresentações e fazia questão de mostrar o quanto era inteligente e agradável. Falava fluentemente cinco idiomas. (e você não fala nem o português e ta olhando pra ele com cara de espanto...)




Mary Ann Bevan – A mulher mais feia do mundo
Nasceu na Inglaterra, em 1874. Trabalhou por anos como enfermeira e um tempo depois de se casar, começou a apresentar sintomas da acromegalia, que provoca o crescimento anormal e distorção do rosto, bem como dores de cabeça, cegueira e dores musculares. Foi então considerada a mulher mais feia do mundo. (coitada :/)


Myrtle Corbin – A menina de quatro pernas
Nasceu no Tennessee em 1868. Ela nasceu com duas pernas extras ao lado da cintura, que pertenciam ao gêmeo que não se formou corretamente. Corbin disse que podia mover suas pernas adicionais, mas elas eram demasiadamente fracas para caminhar. Apesar de tudo, ela casou e teve quatro filhas e um filho perfeitamente normais.

Corbin quando era criança.
Corbin no dia do seu casamento (belas coxas Cabral!)
 Ella Harper – A mulher camelo
Nasceu no Tenesse em 1873. Seus joelhos eram virados para trás, condição que é conhecida no Brasil como mal de Curupira (é sério). Ela dizia que conseguia se locomover melhor com as mãos no chão, mas também podia ficar de pé, embora tivesse muita dificuldade. Pelo pouco que se sabe, ela não viveu pra sempre num circo e tentou estudar em outros lugares.



O mais bizarro eu deixei pro final.

Edward Mordak - O homem de duas faces (sendo uma amaldiçoada mwahahahaa) 
Não se sabe quando nasceu e nem quando morreu. O que se sabe é que ele era um rapaz muito belo,visto de frente. Era considerado um homem brilhante e encantador, adorava música e era muito educado. Só tinha um problema: a face de seu irmão gêmeo o assombrava constantemente. Ele dizia que ela tinha inteligência própria e era bastante maligna! Quando Mordake estava triste, por exemplo, a desgraçada face ficava rindo como se estivesse caçoando de seus sentimentos. Se ele chorasse, a face sorria em tom de desprezo (pohan, mas que fdp essa face! #tapanacara resolve rsrs) Pelo que se sabe, os olhos dela acompanhavam qualquer movimento ao redor e seus lábios se mexiam um pouco, soltando sussurros assustadores, mas incompreensíveis. Ainda sim, Mordak relatou que muitas vezes não conseguia dormir a noite inteira porque a face ficava soltando sussurros de ódio e murmúrios infernais ( cale-se, cale-se, cale-se que você me deixa loooooouco! - disse Mordak à face e ela lhe respondeu: é que ninguém tem paciência comigo...aliás,vá pro inferno antes que eu me esqueça!mwahahahaha), muitas vezes soltava até ameaças contra o próprio Mordak! Cansado da ladainha que seu irmão soltava sua condição, Mordak tentou suicídio diversas vezes. Seus médicos avisaram-no de que seria difícil, quase imposível, de retirar a sua segunda face e então Mordak tomou veneno e morreu aos 23 anos de idade. Ele deixou uma carta pedindo que a face of doom fosse destruída antes de ser enterrado, para que ela não o assombrasse mais e que ainda fosse enterrado em um lugar desértico, sem pedras ou túmulo para identificá-lo. Há quem diga que tudo não passa de uma lenda e há quem diga que ele realmente existiu, vai saber...

Réplica de cera de Mordak. Dá pra ver bem como era a face from hell.
Pra fechar o post, mais umas fotos:

Homem lagarta (nasceu sem os braços e pernas, mas era totalmente independente, juro!)

O homem de 3 pernas.
Albino blackpower
Mulher com pele de elefante
Gêmeos siameses chineses

Esse teve mais sorte que o Mordak
Mulher pinguim
O destruidor de sinusite


Gordões naquela época eram raros, portanto eram considerados aberrações.
O homem mais tatuado da época.
O menino lagosta.
Provavelmente mais um caso de anomalia de crescimento.
SIM, o cara tinha 2 pênis e os 2 funcionavam normalmente e SIM, ele casou!
O homem unicórnio. (essa é uma réplica em cera, mas ele era normal, só que tinha um chifre na cabeça e a mulher disse que não sabia de nada...)

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

Um comentário:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...