Curiosidades sobre o Titanic
Já que ta esse bafafá sobre o Titanic, resolvi aproveitar pra postar umas curiosidades interessantes. Por anos me perguntei o quanto a tecnologia naval evoluiu desde o Titanic e agora posso perceber que o avanço é astronômico! Confiram a comparação do Titanic com o Allure of sea, um cruzeiro moderno da Royal Caribean:Algumas curiosidades:
-Para conseguir mais espaço no deck, os diretores da Harland&Wolff pediram aos projetistas para retirar o máximo de botes salva-vidas do navio (ficaram apenas 20 botes, que acomodava um pouco mais da metade dos passageiros, sem tripulação). Isso com certeza agravou a situação quando o navio começou a afundar, mas o pior de tudo é que muitos botes saíram com menos da metade da capacidade por capricho dos passageiros "ricos" (alguns com 28 passageiros ao invés de 65), o que diminuiu drasticamente as chances de muitos de se salvarem;
-todos os animais pertencentes aos passageiros da primeira classe morreram no naufrágio;
-o Titanic possuía uma "equipe de garantia", cujo trabalho era garantir que a viagem fosse perfeita e era constituída de um mecânico, um eletricista, um encanador, etc. Infelizmente eles não contavam com uma pedra de gelo gigante no meio do mar;
-A quarta chaminé era falsa, ou seja, era só pra dar um toque especial ao navio;
-o afundamento completo durou 2 horas;
-o navio possuía 12 compartimentos à prova d'água no fundo do casco, o que garantia que se houvesse algum dano no casco e causasse vazamento de água num dos compartimentos, o navio poderia continuar a viagem sem maiores preocupações. O problema é que ao bater no iceberg, os 4 primeiros compartimentos inundaram, fazendo com que o navio se desequilibrasse, afundasse e partisse ao meio posteriormente;
-sabe-se que logo após ter visto o iceberg, o 1º Oficial ordenou a inversão da corrente de vapor nas caldeiras para, consequentemente inverter a marcha do navio. Porém, à velocidade a que o navio navegava, seria possível, através dos lemes, contornar o obstáculo e assim evitar a colisão;
-os testes feitos com o Titanic haviam levado o navio em marcha ré a 20nós (uns 37km/h aproximadamente) no máximo e o navio levou praticamente 1milha (1,6km) pra parar completamente. No momento da colisão, o navio estava a 22nós (40km/h) de velocidade;
-os vigias noturnos deveriam possuir binóculos para monitorar a região, pois sabia-se que ali tinham icebergs. Infelizmente não deu tempo de receberem os binóculos. Se tivessem o equipamento certo, a tragédia não teria acontecido, pois na época não havia sido inventado o radar (todos os navios tem pelo menos 1 hoje em dia para "enxergar" o mar à frente);
-o navio era oficialmente chamado de RMS Titanic (Royal Mail Ship, que significa Navio do Correio Real);
-tinha piscina, sauna, uma quadra de squash, três bibliotecas, elevadores elétricos, salas de recepção, restaurantes, salas de concerto e academias de ginástica equipadas com bicicletas, aparelhos de treino para o remo e um cavalo elétrico para os praticantes de hipismo dentro do Titanic;
-o navio carregava um estoque de 34 toneladas de carne, 35 mil ovos, 40 toneladas de batatas, 453 quilos de sachês de chá e 15 mil garrafas de cerveja;
-as condições climáticas estavam ótimas durante a viagem. Na noite da tragédia, o céu estava estrelado e o mar bastante calmo;
-a colisão foi tão forte, que no dia seguinte foram encontradas marcas de tinta no iceberg;
-um livro publicado 14 anos antes (1898) da inauguração do Titanic por Morgan Robertson, chamado Futilidade, contava a história de um navio chamado Titan. Ele era indestrutível, até que colidiu com um iceberg numa fria noite de abril e afundou. Muitas características técnicas do Titan eram semelhantes às do Titanic, inclusive o número de vítimas era muito próximo do real. Dizem as más línguas que o livro foi uma premonição da tragédia que ocorreria anos mais tarde;
-um dos membros da tripulação do Titanic teve um sonho bastante estranho poucos dias antes da viagem. Sonhou com uma ninhada de gatos que lutavam numa noite, ao vento. Ele simplesmente entendeu esse sonho como um aviso para não embarcar e não embarcou;
-logo após o naufrágio, a tripulação avistou luzes no mar. Acreditaram que era um outro barco e lançaram fogos de artifício para indicar que precisavam de ajuda. O barco pareceu se aproximar um pouco, mas logo depois as luzes sumiram. Inicialmente achava-se que era o Californian, do capitão Lord. Depois descobriu-se que era um barco norueguês Sanson que caçava focas ilegalmente e que estava na mira da marinha norte americana e, por isso, não prestaram socorro às vítimas;
-a construção do transatlântico custou a bagatela de 7,5 milhões de dólares, utilizou mais de 15mil trabalhadores, cuja grande maioria rebitou todo o casco à mão e sem equipamentos de proteção;
-não existiam estaleiros ou portos para suportar o tamanho do Titanic, por isso foi erguida uma mega estrutura para construir o Titanic em Belfast, na Irlanda, e portos na Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos foram modificados para receber o gigantesco navio;
-apesar de na época já existirem turbinas, os projetistas preferiram usar as boas e velhas caldeiras para movimentar o navio, pois eram comprovadamente confiáveis e eficientes. Hoje em dia a maioria dos navios são movidos a diesel;
-não existiam estaleiros ou portos para suportar o tamanho do Titanic, por isso foi erguida uma mega estrutura para construir o Titanic em Belfast, na Irlanda, e portos na Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos foram modificados para receber o gigantesco navio;
-apesar de na época já existirem turbinas, os projetistas preferiram usar as boas e velhas caldeiras para movimentar o navio, pois eram comprovadamente confiáveis e eficientes. Hoje em dia a maioria dos navios são movidos a diesel;
-o Titanic tinha um irmão gêmeo chamado Olympic, que foi construído ao mesmo tempo, do mesmo jeito e com a mesma arquitetura. Ele operou por pouco mais de 20 anos, fazendo o mesmo trajeto que levou o Titanic ao fundo do mar e hoje todo o seu interior, praticamente igual ao do Titanic, está exposto em um hotel na Irlanda;
Titanic de um lado e o Olympic do outro em Belfast. |
- os bilhetes para viajar no Titanic custavam entre 7 e 870 libras (20 a 2.500 libras atualmente/de 60 a 7300 reais). A terceira classe dava direito a um colchão em um beliche. Já a primeira ficava em ambientes com dois quartos, área de estar, banheiro privativo, quarto de empregados e sacada;
Bilhete do Titanic |
-o dono da White Star Line, companhia que possuía o Titanic, o milionário J. Pierpont Morgan deveria ter embarcado na viagem inaugural, mas teve que cancelar na última hora. Sua suíte especial jamais foi utilizada;
-logo após a colisão com o iceberg, o capitão Edward J. Smith pediu para que o projetista Thomas Andrews, que conhecia o navio com a palma da mão, fosse verificar a gravidade dos danos no casco. Andrews desceu até o fundo do casco e quando voltou, respondeu ao capitão: "-vai afundar!" Ele correu para avisar os passageiros para colocarem os coletes salva-vidas e acomodar as mulheres e crianças nos botes. Foi visto pela última vez na sala de fumantes, ao lado da lareira. Supõe-se que tenha naufragado junto com o navio;
-logo após a colisão com o iceberg, o capitão Edward J. Smith pediu para que o projetista Thomas Andrews, que conhecia o navio com a palma da mão, fosse verificar a gravidade dos danos no casco. Andrews desceu até o fundo do casco e quando voltou, respondeu ao capitão: "-vai afundar!" Ele correu para avisar os passageiros para colocarem os coletes salva-vidas e acomodar as mulheres e crianças nos botes. Foi visto pela última vez na sala de fumantes, ao lado da lareira. Supõe-se que tenha naufragado junto com o navio;
-após a tragédia, as pessoas em Belfast se recusavam a falar sobre o Titanic e sua construção. Por muitos anos foi uma grande vergonha falar do pior acidente náutico da época;
-descendentes dos sobreviventes insistem para que protejam os restos do navio e para que ninguém os recupere. Muitos afirmam que ali é o "túmulo" de um parente e que a família não gostaria de que fosse "profanado";
-conforme os sobreviventes iam sendo resgatados, iam sendo listados também. As listas eram enviadas ao porto nos Estados Unidos e as famílias se reuniam em uma praça na esperança de encontrar o nome do parente ou amigo nas listas. Os corpos dos mortos resgatados que eram identificados, também entravam para uma outra lista que era enviada para o porto americano. As famílias deveriam reconhecer e buscar os corpos depois. Muitas famílias jamais encontraram o nome de seus entes queridos nas listas...
Note que nos primeiros momentos do vídeo, as chaminés nem sequer haviam sido pintadas, muito menos o nome TITANIC no casco.
E só pra ter uma idéia da altura do navio Titanic:
Da altura do Allure:
E do tamanho, em comparação ao Queen Mary 2:
0 comentários:
**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**