MadBizarrice Brazuca: Saci Pererê


Hoje vamos falar do famoso Saci-Pererê. É o personagem mais conhecido do folclore brasileiro, tendo ganho uma participação exclusiva nos livros infanto-juvenis do Monteiro Lobato (um escritor brasileiro importante). Provavelmente a lenda surgiu em Portugal e foi trazida para cá, sofrendo diversas modificações pelos índios e principalmente pelos escravos vindo da África.




Sabe o Loki da mitologia nórdica? Pois o Saci é o Loki na versão brasileira!rs Na verdade, dependendo da região do país, ele pode ser visto como um ser brincalhão ou como um ser maléfico. Apesar de ser negro, seu nome vem dos índios brasileiros, mais precisamente dos Tupi-Guarani.  O Saci é na verdade uma criança negra, que é deficiente possui apenas uma perna, fuma um cachimbo e tem um gorrinho vermelho. Esse gorrinho lhe dá poderes mágicos, como desaparecer e aparecer onde quiser.




Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. (esse último deve ser o mais bizarro de todos!) Ele também se transforma numa ave chamada Mati-taperê, ou Sem-fim, ou Peitica como é conhecida no Nordeste, cujo canto melancólico ecoa em todas as direções, o que o lhe dá a chance de despistar qualquer um que tente correr atrás dele. Essa ave também é considerada um demônio, que engana os viajantes e os faz perderem o rumo. Mas a lenda mais conhecida mesmo é de que ele adora fazer travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, cuspir em panelas (porquinho), fazer tranças nas crinas dos cavalos, assustar os cavaleiros, etc. Ele não atravessa córregos, nem riachos.




Segundo essa mesma lenda, todo redemoinho de vento (é um pequeno tornado, mamífero!) tem um Saci dentro. Para pegá-lo é muito simples: basta jogar uma peneira em cima do redemoinho e prendê-lo numa garrafa fechada com uma rolha. Se você conseguir pegar o gorrinho dele, terá direito a um desejo e o Saci será seu escravo para sempre! Se for perseguido por ele, deve jogar em seu caminho cordas ou barbantes com nós. Ele então irá parar para desatá-los (isso é um tique nervoso?), e só depois continua a perseguição, o que dá tempo para que a pessoa fuja. Se o flagrar e chamar pelo nome, ele vai fugir dando gargalhada. (não sei qual é a graça ¬¬ - disse você, após vê-lo saindo num redemoinho) Ele também gosta de assombrar caçadores e viajantes, dando assovios extremamente agudos e aparecendo em seguida numa nuvem de fumaça e pedindo fogo para seu cachimbo. 



O interessante é que não existe apenas um Saci e sim um bando deles que se esconde nas matas e planeja qual será a próxima travessura. Alguns até mesmo dizem que ele tem as palmas das mãos furadas e que adoram brincar com uma brasa acesa, fazendo-a passar pelos furos das mãos.


Extra: uma animação brasileira da série "Juro que vi".

 

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...