MadCurioso: piano híbrido de DaVinci

dezembro 04, 2013 0 Comentário(s)


Um gênio que nos deixou há muitos séculos atrás, mas suas invenções ainda dão o que falar! DaVinci projetou inúmeras máquinas e verdadeiras bugigangas que até hoje são um mistério para a engenharia. Felizmente uma dessas criações finalmente pôde sair do papel: o piano híbrido ou "viola organista". Este instrumento em particular não é um piano comum que costuma ter uma espécie de martelinho batendo nas cordas e produzindo o som. Este piano na verdade é uma mistura de violino com piano e é tocado não por teclas, mas por manivelas.

O pianista polonês chamado Slawomir Zubrzycki construiu o instrumento só olhando para os desenhos de DaVinci. Confira o som desta belezinha:


O vídeo abaixo mostra como o piano funciona. Recomendo que pule pro 3:48 para ver ele por dentro.


O pianista tem que ficar pisando no pedal o tempo inteiro (lembra até uma máquina de costura das antigas), afim de que mantenha as rodas sempre ativas. As manivelas que ficam no lugar das teclas são presas a cordas e quando pressionadas, as cordas entram em contato com as rodas em movimento. A fricção das rodas com as cordas é praticamente a mesma coisa que a fricção do arco de um violino comum.

Não é à toa que o homem era um gênio, né?

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...