MadCurioso: Os brinquedos mais controversos já lançados


Brinquedos sempre foram uma imitação da vida real. Isso não quer dizer que muitos deles tenham que ser tão fiéis assim ou tão perturbadores. Aí vai uma lista dos brinquedos mais insólitos já lançados:

Cabbage Patch Snack Time - com uma cabeça já bizarra, a Mattel lançou uma versão que comia comidinhas de plástico. O problema é que qualquer coisa que ativasse o sensor fazia a boca se mexer, inclusive os pequenos dedos e cabelos das crianças.  Ela ela não parava enquanto sua boca não estivesse vazia! Pra piorar a situação, não tinha um botão de desligar na boneca. Por fim a Mattel recebeu tantas reclamações que acabou parando de produzir a boneca e agora só existem as versões tradicionais, ou seja, sem motores de comilança!


Gilbert Atomic Energy Lab - em meados de 1950 um brinquedo estourou em sucesso. Era o Gilbert Atomic Energy Lab ou em tradução livre: Laboratório Gilbert de Energia Atômica. O brinquedo seria incrível se não fosse pelo fato de que continha várias amostras de material radioativo, inclusive uma amostra do altamente radioativo urânio 238 e até mesmo um geiger-muller, que nada mais é do que um medidor de radiação. Foi considerado um dos brinquedos mais perigosos do mundo e chegava a custar 49 dólares. Como na época a população em geral não tinha consciência do que era de fato a radiação, somente depois de 1 ano o brinquedo finalmente foi banido. Agora imagina quantos moleques da época não brincaram com o urânio, espalharam pela casa e comeram? Depois vocês acham que a Coca-Cola é que dá câncer né?


Nuclear War - a guerra fria tinha acabado de começar e um jogo de cartas macabro veio à tona. Era o Nuclear War ou Guerra Nuclear. O objetivo era literalmente "varrer" tudo do seu caminho com cartas de bombas atômicas. O curioso é que o jogo não tem vencedores, já que tudo é destruído com as bombas. Vai entender quem bolou essa coisa psicopata...


Bailarina voadora - essa boneca from hell possuía asas macias que se tornavam muito sólidas quando giravam numa velocidade nada segura. Resultado: cerca de 150 crianças acabaram indo parar no hospital por serem atingidas pela boneca. Algumas acabaram sendo atingidas nos olhos, riscando as córneas e ficando temporariamente cegas. Outras acabaram com dentes quebrados, cortes no rosto e até mesmo ossos quebrados porque ficavam assustadas e fugiam do brinquedo que as "perseguia". A fábrica não teve outra escolha senão fazer um recall de mais de 9 milhões de bonecas.


Pulseira bate-enrola - essa é famosa no Brasil e continua sendo comercializada, mas no final da década de 80 e no começo da de 90 elas eram um verdadeiro sucesso! O problema é que pulseiras de má qualidade também começaram a aparecer no mercado, porém o péssimo material logo se deteriorava depois das milhares de vezes que a criançada esticava e batia nos pulsos a famigerada pulseira. Com isso, o miolo de metal ficava exposto chegando a cortar a pele das crianças e as expondo ao risco de tétano. Nos Estados Unidos elas acabaram sendo banidas, mas no Brasil a história é outra.


Dardos de gramado Jarts - dardos gigantes (30cm) com pontas de metal que eram lançados dentro de um círculo no gramado. O que poderia dar errado? Depois da morte de 3 crianças atingidas pelos dardos na década de 80 e 90, o fabricante os tirou das prateleiras e até hoje são proibidos nos Estados Unidos e Canadá. Ainda é vendido em alguns países pelo mundo.

Crianças ao lado do alvo: péssima ideia pra uma ilustração.

O bebê grávido - não, você não leu errado. O "Baby's First Baby" nada mais era do que uma boneca que tinha o formato de um bebê e que, pasme, estava grávida! Mas a bizarrice não para por aí porque o bebê do bebê também estava grávido! Como? Eu não faço ideia e prefiro continuar a não fazer. Considerado inapropriado para a criançada, a boneca logo foi retirada das prateleiras. Que tipo de ser humano cria uma coisa dessas afinal?


Barbie grávida - que a Barbie imita a vida real todo mundo já sabe, mas precisa de limites. O problema é que a Barbie teoricamente é uma adolescente, portanto não seria legal que as crianças achassem que ficar grávida era divertido. A barriga desencaixava como uma tampa e lá estava um pequeno bebê. Meio perturbador também, pra falar a verdade. A boneca acabou saindo das prateleiras.


Creepy Crawlers - no Brasil é conhecido como "Fábrica de monstros", mas apesar de não ser popular aqui, é popular nos EUA. O jogo consiste em você montar seu próprio monstro ou inseto nojento. O problema é que um dos jogos antigos tinha um forninho para derreter o plástico nas formas e este elevava demais as temperaturas. Nem preciso dizer que muitas crianças se queimaram feio com o brinquedinho né? Hoje eles modernizaram e as temperaturas são bem mais baixas, entretanto a criançada não está 100% segura (a presença dos adultos durante a brincadeira é altamente recomendada), mas também não vai ganhar uma queimadura de 3º grau nos dedos ou na boca.


Esferas magnéticas - são um brinquedo genial, mas eu diria que servem só pra adultos e você já vai entender o por que. As esferas feitas de material magnético se conectam e você pode construir esculturas diversas. O problema é que quando isso cai na mão de uma criança o resultado pode ser muito desastroso. As crianças engolem as pequenas bolas e como há muitas, dificilmente os pais percebem no começo. As bolinhas magnéticas circulam pelo sistema digestivo e acabam se atraindo lá dentro mesmo, grudando e rasgando órgãos, intoxicando o sangue e causando morte no pior dos casos. Casos de adolescentes que foram parar no hospital também não são incomuns. Os "gênios" usam as bolinhas para imitar piercings na boca e acabam engolindo-as. Portanto deixe o brinquedo ser usado só por adultos, ok? (ou não, dependendo do adulto)


Pistola Austin - a "Austin Magic Pistol" era uma arminha de brinquedo da década de 40 para lançar bolinhas de pingue-pongue. Tudo bem até aí se não fosse pelo fato de que essa coisa usava uma mistura de produtos químicos e água afim de gerar combustão para lançar a bolinha, que resultava num arremesso de primeira e depois uma pequena coluna de fogo surgia de dentro do cano da arma. Muitas crianças sofreram queimaduras graves e se machucaram ao serem atingidas pelas bolinhas, sem contar que também causaram danos ao patrimônio.


Bolinhas de gel - aqui no Brasil são usadas apenas para decoração, mas lá nos Estados Unidos por algum motivo eles acham conveniente dar isso pras crianças. Uma bolinha de gel que suga a água e aumenta de tamanho é o maior pesadelo dos pais das crianças e dos médicos, principalmente porque a molecada adora engolir essas coisas. Muitas tiveram que fazer cirurgias para remover as bolinhas que não paravam de crescer em seus intestinos e estômagos, causando vômitos e desidratação. O pior de tudo é que se o seu filho engolir uma coisa dessas, o raio-x não vai detectar e serão necessários exames mais caros e complexos. E se você pensa que a situação não poderia piorar, saiba que algumas crianças não só se contentaram em engolir as bolinhas de gel como também engoliram o "pó do crescimento" que ajudava as bolas a duplicarem de tamanho com mais facilidade.


Bóias para crianças - é comum a gente usar aquelas boias coloridas e divertidas pra deixar a criançada menor curtindo a piscina. Muitos as veem como equipamentos simples de segurança pra não deixar os pequenos se afogarem. Entretanto, os pais que adquiriram boias da marca "Aqua Leisure" não tiveram tanta sorte. Um defeito de fábrica fez com que vários tipos de boias deles rasgassem com extrema facilidade, acabando com a brincadeira de todo mundo. Nem milhares de reclamações e uma multa de mais de 650mil dólares conseguiu obrigar o fabricante a tirar o produto das prateleiras. A justificativa do fabricante? Nenhuma criança tinha se afogado ainda. Ainda.


Bolinhas bate-bate - também conhecido como bolimbolacho (quem deu esse nome bizarro???). Lembro de quando era bem pequena na década de 90 e as crianças mais velhas tinham essas bolinhas que faziam um barulho chato pra caramba na minha rua (nessa época eu ainda morava numa rua que dava pra brincar, depois mudei pra uma casa numa rua super agitada e isso se tornou impossível). Minha mãe não deixava eu ter e hoje sei porque. Bom, qualquer um dessa época certamente se lembra da polêmica de que mãos e dedos fraturados eram comuns, inclusive o brinquedo ganhou o nome de "quebra-dedo". O caso é que até a década de 90 as bolinhas eram feitas de ferro ou cerâmica (essas são proibidas no Brasil até hoje), mas na minha época já eram de plástico bem duro. Hoje são feitas de plástico ou borracha. Elas até ameaçaram voltar, mas os "quebra-dedos" logo mostraram que não são brinquedos legais de se ter.


Splash Blaster Hydro Rocket - o lançador de foguetes que usava a pressão da água se tornou um verdadeiro pesadelo pro fabricante. Diversas reclamações diziam que o foguete simplesmente explodia antes mesmo de ser lançado ou que explodia no ar com certa violência. Também foram relatados casos de crianças atingidas pelos foguetes e de danos aos patrimônios porque a trajetória do "projétil" mudava sem razão aparente.


Kit de investigação do CSI - quem não gostaria de brincar de detetive como os personagens da série CSI? O tal kit foi lançado com uma série de ferramentas como luvas de borracha, lupa, pinça e até mesmo luz ultravioleta. Mas o problema é que descobriu-se depois de um tempo que o pó usado para revelar digitais continha 7% de tremolite, um derivado do amianto que é extremamente tóxico e que pode causar câncer de pulmão num único contato. Crianças espalhando e soprando um pó altamente cancerígeno pela casa afim de achar digitais nas janelas, maçanetas, vasos, etc...é, parece que temos um concorrente do laboratório Gilbert de energia atômica. No final das contas, o fabricante teve que fazer um recall e acabou falindo. Mas calma, por sorte esse kit não chegou ao Brasil.


Aquapets - um brinquedo muito famoso no Brasil e lembro de ver várias versões e vários personagens. O brinquedo em si não tem nada de perigoso, mas seu design certamente é de caráter duvidoso. Ninguém sabe se os designers não perceberam ou se foi proposital, mas muita gente não quis comprar. Olhe bem a foto, te lembra algo? Um certo órgão do corpo humano masculino, por exemplo? Por fim os brinquedos acabaram ganhando um novo design depois da polêmica.

Antes
Depois

Aqua Dots - inicialmente parecia um brinquedo inofensivo, cujo único propósito era criar uma figura com bolinhas de plástico e que depois eram unidas (ou grudadas mesmo) com umas borrifadas de água. o problema é que descobriram que as bolinhas que vinham de uma fábrica chinesa eram cobertas por uma substância química chamada GHB (ácido gama-hidroxibutírico) que nada mais era do que um poderoso sedativo conhecido como "droga do estupro" ou "Boa noite Cinderela". No Brasil é totalmente proibido, só pra constar. Se engolidas, as bolinhas podiam soltar essa substância no corpo das crianças e intoxicá-las, algumas até chegaram a entrar num estado de coma temporário. A verdade é que a fábrica chinesa usou o GHB ao invés da cola com a fórmula aprovada e não-tóxica sabe-se lá por que. Em 2007 o INMETRO mandou recolher todos os produtos do Brasil, assim como outras autoridades fizeram em diversos países pelo mundo. As autoridades chinesas dizem ter fechado as fábricas e a Mattel se desculpou publicamente.


Escorregador inflável do Titanic - o brinquedo não era perigoso, mas foi considerado uma afronta às mortes dos milhares de pessoas que morreram na maior tragédia naval da história. Mas afinal, quem achou que um navio afundando seria uma boa imagem de diversão? De qualquer forma ainda é vendido e alugado por aí.


Barbie Pole Dance - hoje o pole dance está começando a ser visto quase como um esporte, mas todos nós sabemos bem a forma tradicional dessa prática. O caso é que na época em que essa Barbie foi lançada houve uma enorme repercussão negativa e o brinquedo teve que sofrer um recall. Por sorte só foi lançada no Reino Unido. Bem, isso não impediu outras marcas de fazerem suas próprias versões.


A varinha do mal - "The evil stick" ficou famoso recentemente. Nada mais é do que uma varinha de condão bonitinha, porém é só apertar o botão pra ouvir uma risada sinistra e perceber que tem algo de muito errado nesse brinquedo. Uma mãe percebeu que algo piscava debaixo do adesivo espelhado e resolveu removê-lo. Eis que ali surgiu uma montagem de uma garota com uma cara demoníaca e que aparentemente tentava se suicidar cortando os pulsos com uma faca. Embora a mãe tentasse inibir a venda, o comerciante que a vendeu afirma que ela comprou porque quis, ou seja, ela viu que estava escrito na embalagem "varinha do mal" e mesmo assim comprou, então não tem do que reclamar. O FBI investiga casos como este e afirma que muitos brinquedos que vem da China tem frases como "A verdade à luz". Não se sabe ainda o que quer dizer, mas há uma forte suspeita de que seja uma seita. De qualquer forma, é sempre bom você ler as embalagens dos brinquedos antes de comprá-los.


The breast milk baby - essa boneca literalmente mama no peito da sua filha. É só a criança vestir uma espécie de sutiã, deitar a boneca e aproximar que ela começa a fazer uns barulhos e movimentos de como se estivesse sugando algo. Acabou tendo que ser retirada das prateleiras.


Travesseiro do Super-Homem - o travesseiro se tornou controverso por causa do formato bizarro da boca do pobre Super-Homem que mais parecia de uma boneca inflável erótica. Depois de tantas reclamações, o fabricante fez um recall e trocou por uma face completamente nova e de boca fechada.


Pistola do Batman - outro brinquedo que não é perigoso, mas tem um design totalmente errado. Você enche a arma de água pelo traseiro dele e o gatilho fica, bem, é só olhar a imagem!


Kabba Kick - esse brinquedo asiático é uma arma com uma bala de espuma e que serve pra brincar de roleta russa. O problema é que não seria muito legal ensinar essa prática pro seu filho, mesmo que a bala não machuque.


Barra de pole dance para crianças - já não bastasse lançarem a boneca, ainda lançam uma barra para que crianças pudessem praticar o pole dance. O kit ainda incluía notas de dinheiro falsas e um vídeo-tutorial. Outra coisa que incomodou muita gente também é que a embalagem vinha com uma figura bastante controversa para um produto infantil.


Lego concentration camp - a Lego lançou em 1996 o campo de concentração, um brinquedo certamente horrível e que continha uma quantidade enorme de esqueletos e guardas armados. Na verdade não foi lançado ao público, era mais uma remontagem de como era Auschwitz e eles afirmam que não passa de uma "obra de arte". Por que Lego, por que?


Poopy time fun shapes - como explicar essa coisa? Nada mais eram do que forminhas que a criança colocava no traseiro e depois fazia sua arte "sólida" no banheiro. Tinha formato de coração, estrela, enfim...PÉSSIMA IDEIA!


Poo-dough - vinha massinha, formas e sim, é da Play-Doh. O objetivo? Fazer cocô de mentira e você ainda recebia uns milhos de massinha pra botar no meio e deixar a coisa ainda mais real. Por ironia do destino foi um dos brinquedos mais vendidos do mundo.


A boneca que pode ser depilada - a ideia de ver uma boneca cheia de pelos nas pernas, na prexeca, no traseiro e nas axilas é algo perturbador. Por sorte ficou só lá no Japão mesmo.


E.T. finger light - lembra do E.T. do filme? Então, esse é o dedo dele que brilha, mas na verdade parece mais outra coisa. É, de novo erro de design.


Nimbus 2000 - a vassoura do bruxo mais famoso de todos os tempos acabou sofrendo recall por um único motivo: ela vibrava. Ninguém entendeu qual a razão de uma vassoura vibrar, principalmente porque a criança a coloca entre as pernas. Quem comprou afirmou que a vassourinha passa longe das pilhas.


Caneta vibratória do Baton - quem lembra dessa pérola? A Garoto me lança uma caneta que vinha no ovo de páscoa do Baton e que, por algum motivo que só Deus sabe, vibrava. É, parecia mais um brinquedo erótico do que uma simples caneta. A ponta também gerou indignação, já que ela parecia perigosa para crianças pequenas (que possivelmente eram o público-alvo da Garoto). Mas afinal, quem teve a ideia de botar um vibrador numa coisa que deve ser estável como uma caneta?


Boneco do Fofão - foi um grande sucesso no Brasil e tudo ficaria bem se a criança não desmontasse o boneco porque grudada à sua cabeça tinha uma espécie de estaca. Houve muita polêmica e especulação, mas no final das contas era óbvio que a estaca era só uma espécie de estrutura pra dar mais estabilidade ao boneco, o que não deixou ele menos perigoso e bizarro.



Ficou ainda mais curioso? Então veja o que já publicamos de curioso aqui!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

3 comentários:

  1. Li até o final, acabei lendo uma porrada de outros textos de um blog chamado "Nerd Maldito" que acabei descobrindo procurando mais sobre a varinha. Esse post gigantesco foi criação sua? A srta se inspirou em algum ou traduziu e adaptou? Poucos desses brinquedos chegaram a passar perto de mim, acho que só essas esferas que batem uma na outra para falar a verdade, os demais são quase lendas para mim. Eu tinha ouvido falar antes desse do Fofão, não lembro ao certo, parece que corria a lenda de haver uma espada dentro do boneco. Mas o que despertou mesmo minha curiosidade foi essa varinha, pqp, engenhosidade do cacete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado! Na verdade foram os 3: copiei, traduzi e tive a ideia. Se você pesquisar sobre brinquedos banidos só encontrará cópias da postagem do Mega Curioso (o que me irrita profundamente porque parece que ninguém tem criatividade o suficiente pra produzir seu próprio conteúdo). Eu só fiz uma rápida pesquisa em inglês e traduzi vários brinquedos. Daí eu lembrava de alguns também como os "quebra-dedos", o Fofão, a caneta do Baton, a Barbie voadora assassina e principalmente a "varinha do mal". Confesso que nunca ri tanto de algo como o caso da varinha!haha

      Excluir
  2. A do Fofão é classico lembro disso no colégio... Agora essa boneca pra depilar é bizarro e esse dedo do e.t é....enfim....Sem comentario.... Essa vassoura do harry potter é....Bom ficar longe de crianças msm...Bom tem muita coisa aí que realmente...sei não viu....

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...