MadBizarrice - Especial de Dia das Bruxas: MERCADO NEGRO DE ÓRGÃOS


É uma lenda famosa no mundo inteiro que provavelmente derivou de uma lenda irlandesa que contava que um homem procurava órgãos para se alimentar e manter a vida eterna. Entretanto, com o avanço da internet na década de 90, essa lenda foi modificada e foi muito difundida pelo mundo, principalmente no Brasil.

Há diversas versões para a história e as vítimas variam de adultos ninfomaníacos ou carentes até a crianças inocentes. No caso dos adultos e adolescentes, eles são atraídos por uma belíssima e jovem mulher ou um rapaz jovem e viril que os leva para um apartamento e lhes dá uma bebida com uma droga ou sonífero forte. De repente acordam com uma dor lancinante que os faz se curvar, mas aí percebem que estão em uma banheira cheia de cubos de gelo. Assustada, a pessoa verifica a fonte da dor e descobre um belo corte de um dos lados das costas, exatamente onde fica um dos rins. Ao lado da banheira tem um bilhete escrito com uma letra horrível: “vá ao hospital porque pegamos um rim seu”. Já as crianças eram atraídas com doces e eram sequestradas, então apareciam alguns dias depois na porta de suas casas com uma cicatriz nas costas.

Ceticismo X vida real

A coisa mais incoerente na história certamente é o fato da pessoa estar a sei lá quantas horas numa banheira de gelo e não ter tido hipotermia. Isso por si só já nos faz desacreditar que algo do tipo seja possível.

Entretanto, a realidade é que algo parecido com a lenda aconteceu na Índia. Ao que tudo indica, um homem veio à polícia reclamar de que estava com graves problemas de saúde depois de ter vendido um rim seu a uma clínica clandestina. Toda uma operação foi criada para investigar o caso e em janeiro de 2008 a polícia invadiu a clínica, descobrindo um forte esquema de venda de órgãos ao mercado negro. Eles ainda encontraram um pobre homem com 25 anos na época, o Naseem Mohammed, que tinha sido enganado e levado para lá com a promessa de que ganharia um emprego. O que na verdade aconteceu é que o tinham dopado momentos antes e retirado seu rim sem o seu consentimento.


A polícia o levou para o hospital e descobriu mais outras vítimas. A quadrilha de roubo de órgãos os vendia no mercado negro a indianos ricos e estrangeiros e já atuava há mais de 10 anos. Acredita-se que tenham feito mais de 500 vítimas pela Índia, sendo a maioria trabalhadores que procuravam bicos, ciclistas e pobres agricultores. Alguns vendiam por livre e espontânea vontade por 1mil a 2,5mil dólares, outros eram forçados sob a mira de uma arma ou dopados e levados a uma clínica clandestina onde seus rins eram retirados. O médico responsável pela quadrilha muda de nomes constantemente, o que dificultou a investigação, e já tinha sido preso pelas autoridades, mas liberado um tempo depois. Foram encontradas cartas e e-mails de pacientes, em sua maioria estrangeiros, que solicitavam os órgãos ao médico. Os pacientes também estão sendo investigados.


Veja mais:
Golpe do roubo de rins choca a Índia


Este post faz parte do especial de dia das bruxas de 2015 - LENDAS URBANAS. Para ver outros posts deste especial clique aqui.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...